isolamento térmico é fundamental para garantir o conforto térmico da casa durante todo o ano, pois funciona enquanto barreira contra o frio no inverno e evita a entrada de calor no verão.

Há vários tipos de materiais isolantes que são fáceis de instalar. Para saber qual deve escolher deve considerar alguns aspetos, como o tipo de construção, a localização e a orientação da casa, se a zona é húmida ou seca e as áreas que pretende isolar (tetos, chão, paredes interiores ou exteriores).

Também as portas e as janelas podem ser pontos significativos de perda energética, pelo que pode começar por verificar todas as janelas e portas da sua casa. Coloque a mão perto de cada uma destas estruturas para verificar se o frio passa pelas frestas.

Para proceder ao isolamento, coloque fita de borracha adesiva e cubra a totalidade das fissuras das janelas e portas. Coloque cortinados com tecidos mais quentes, bem como rolos nos parapeitos das janelas. Os tapetes e as carpetes também contribuem para que a sua casa fique eficazmente isolada.

Aquecer a casa em 3 passos

Depois do isolamento, há que tratar da ventilação. Opte por um sistema de ventilação mecânica controlada, que permite a renovação do ar saturado, sem desperdício de calor. Com este sistema, pode controlar os caudais de renovação do ar, tendo em conta o grau de humidade de cada uma das divisões, não permitindo a acumulação de poluentes dentro de casa, evitando a deterioração do ar e possíveis problemas respiratórios.

Por último, aquecer a casa é o terceiro passo. Existe uma ampla oferta de soluções para que o seu lar fique mais quente, nomeadamente, as salamandras ou recuperadores de calor, a lenha ou a pellets, as soluções de aquecimento elétrico, os ares condicionados, soluções a gás ou a parafina. No entanto, a escolha do sistema de aquecimento deve ter em conta a utilização que este vai ter, a divisão a aquecer e a energia que cada aparelho consome e o seu rendimento. Não existe uma solução melhor do que a outra, existem sim soluções mais adequadas a cada situação, a cada necessidade e a cada divisão. Para esta escolha, não dispense o aconselhamento de profissionais especializados, para que tenha a solução mais adequada às suas necessidades.

Com a ajuda da Leroy Merlin, vai ter a sua casa isolada, ventilada e aquecida, ficando ainda mais confortável. Mãos à obra?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.