1. Livros que não lê

Esta é uma categoria sempre muito discutível, mas a minha sugestão é despedir-se dos livros que já não lhe tragam alegria. Todos nós temos alguns exemplares em casa que não lemos: aquele livro que nos ofereceram e não nos desperta interesse em ler, outro com dicas para investir na bolsa e ficar milionário que nunca temos paciência para ler, aquele clássico que decidimos comprar mas nunca encontrámos o momento certo para começar. Despeça-se desses livros e doe-os a instituições, bibliotecas ou ofereça-os a alguém que irá valorizá-los e, efetivamente, lê-los. Mantenha apenas aqueles que são especiais e úteis.

2. Papéis e documentos

Contas, recibos, talões, contratos de cartões e garantias fora do prazo. Faça uma revisão de tudo o que tem e de tudo aquilo que precisa (mesmo) de guardar. Geralmente as instruções de produtos e bulas de medicamente estão disponíveis online, por isso confirme antes de as deitar fora. Já os talões e recibos apenas para fins de IRS são para manter enquanto que as contas pagas pode digitalizar. Faça uma verificação intensiva e verá que vai reduzir a 50% o volume do seu papel e os seus documentos.

3. Presentes não amados

Sabe aquele presente que lhe deram e que nunca usou? Quem nunca? Por vezes é normal não gostarmos do objeto mas não nos querermos desfazer dele pela ligação emocional que temos à pessoa que nos ofereceu ou pelo gesto em si. Guarde isso na sua memória em vez de deixar o objeto abandonado em sua casa. O facto de se livrar do presente não quer dizer que não goste da pessoa da mesma forma.

4. Maquilhagem e produtos antigos

Tire uma hora da sua semana (ou menos) e verifique os prazos de validade de todos os produtos que tem em sua casa. A maquilhagem e os protetores solares são exemplos perfeitos de itens que mantemos demasiado tempo na nossa casa. Confirme a duração dos mesmos e ganhe imediatamente mais espaço.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.