Redecorar a casa é algo que nos passa pela cabeça vezes sem conta e, o início de um novo ano, época de saldos, não é exceção. A proliferação de superfícies comerciais especializadas e os preços, em muitos casos mais acessíveis, aumentam, ainda mais, o desejo de renovação dos espaços. Tapetes, carpetes e passadeiras numa ode aos gloriosos anos da década de 1950 e o regresso dos grandes candeeiros de aranha foram algumas das principais novidades de 2019.

Nos têxteis, a aposta foi para os tons escuros e quentes e assim vai continuar a ser no início de 2020. As casas de banho, uma divisão muitas vezes menosprezada, querem-se atualmente brancas e imaculadas, dando primazia a materiais naturais. Nas salas de estar, dá-se novamente destaque aos candeeiros de aranha, mas os materiais, muito deles novos, serão os grandes protagonistas, com linhas simples, acabamentos artesanais e atenção máxima ao detalhe.

A cor e os estampados ganham uma nova vida no ano em que regressaram os telefones de baquelite, uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, um dos primeiros produtos plásticos usados em decoração. Depois de ler isto, ainda ficou com mais vontade de mudar? Damos-lhe, de seguida, dicas que se poderão vir a tornar muito úteis no momento de tomar as melhores decisões, permitindo-lhe ainda rentabilizar a época de saldos em vigor.

1. Tapetes, carpetes e passadeiras

Ao contrário do que os designers de interiores sugeriam em anos anteriores, está na altura de voltar a cobrir o chão com tapetes, carpetes e passadeiras. Impõem-se, neste momento, à semelhança do ano que agora termina, as peças com cores quentes e com padrões com desenhos pequenos que permitam um certo contraste e aportem textura. Os vários tamanhos e as diferentes formas podem ser conjugados entre si, conferindo conforto e aconchego aos espaços.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

2. Candeeiros de aranha

Grandes, sofisticados e geralmente imponentes, estes candeeiros de teto transmitem um toque de sofisticação e elegância. O estilo pode ser mais minimalista, clássico ou até rococó, com mais ou menos braços, dependendo da dimensão do espaço. No momento de escolher um novo para a sua casa, tenha sempre esse fator em conta. Bem escolhido, fará toda a diferença. Uma má escolha poderá, no entanto, deitar tudo a perder, como alertam inúmeros decoradores.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

3. Espelhos redondos

Adaptam-se a todos os estilos e a todos os espaços. Para muitos decoradores, os espelhos redondos são outra das tendências de 2019 que vão continuar em voga em 2020. Tendo superfície disponível para isso, pode, até, fazer combinações com espelhos de vários tamanhos ou conjugá-los com diferentes rebordos, mais ou menos trabalhados, como se de quadros se tratassem. No caso do espaço disponível ser escasso, como por vezes sucede, pode usar só um.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

4. Estampados e cor para as salas de estar

As salas de estar pedem novamente cor e padrões estampados, tal como já sucedeu em 2019. O grande protagonismo é dado aos materiais, que se querem com um toque artesanal, outra das tendências em voga na decoração atualmente. As linhas direitas e o foco no detalhe, outras das preocupações a ter, são complementados com padrões coloridos. Além dos tecidos, pode, se preferir, investir em papel de parede ou em autocolantes. São muitas as opções disponíveis.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

5. Cozinhas (também) mais coloridas

Em termos de divisões, não são só as salas de estar a pedir colorido. A cozinha assume um papel maior dentro do lar, mantendo-se um espaço especial onde a cor será a palavra-chave. À semelhança do que sucede com a outra divisão, o papel de parede e os autocolantes decorativos, especialmente os que invocam motivos vegetais, que ganham cada vez mais adeptos, são outra das soluções a que pode recorrer. Se não gosta desta solução, invista em utensílios coloridos.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

6. Regresso aos anos da década de 1950

O chão com padrões gráficos e as superfícies com cores fortes, numa ode aos gloriosos anos da década de 1950, estiveram de volta no final da década de 2010, mas agora diferentes, sempre de forma elegante e cuidada. Essa é, pelo menos, a pretensão dos muitos decoradores que os foram sugerindo ao longo de 2019. Pode implementar esta tendência quer por via de mosaicos quer por via de tacos de réguas de madeira. Existem outras soluções mas estas estão em voga.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

7. A importância do aparador

Ganharam protagonismo na decoração da casa, sobretudo os mais vistosos, os mais coloridos e os que têm um aspeto vintage a raiar os anos da década de 1970. Em 2019 foi assim e o início de 2020 não é diferente. Além de possibilitarem uma maior arrumação em zonas onde à partida ela não existiria, têm ainda a vantagem de dotar os espaços que as recebem de maior personalidade. Procure escolher um modelo que não choque com o restante mobiliário.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

8. Tapeçarias e macramé

Tal como os espelhos redondos, as tapeçarias e o macramé regressaram em força este ano, recuperando o protagonismo de outros tempos mas elevando-o, agora, a um outro patamar, tal como também sucede no início de 2020. Aplica-se uma certa tendência boémia, também ela em voga, aos estampados das tapeçarias e aos tapetes com matizes, com manchas e com pontos de tendência artesanal que vestem as paredes dos espaços, tornando-os mais acolhedores.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

9. As banheiras são o novo luxo

Embora sejam uma opção menos ecológica num período de crescentes preocupações ambientalistas, são uma variante bem mais glamorosa e elegante do que as cabines de duche tradicionais. A oferta de modelos no mercado é infindável e abarca desde os modelos de inspiração mais retro e mais vintage aos de linhas mais simples, depuradas e até minimalistas, passando pelos mais sofisticados, com pormenores de requinte que fazem a diferença.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

10. Telefones de baquelite

Os que viveram nos anos da década de 1990 (re)conhecem-nos perfeitamente. Os telefones de baquelite, uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, um dos primeiros produtos plásticos usados em decoração, estão de volta e com cores (muito) garridas. Em 2019 foram muitas as marcas que os relançaram. Será certamente o acessório retro que mais sucesso fará em sua casa, apesar de, na prática, não ter nenhuma outra função a não ser a decorativa.

10 tendências de decoração a ter debaixo de olho em 2019

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.