Por: Flavia Penedo

"Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura...”, já dizia Guimarães Rosa. E não resta dúvida mesmo de que, no fundo, isso é tudo o que queremos: ter alguém ao nosso lado, seja para partilhar os desafios diários, seja para curtir os momentos de alegria, prazer e relaxamento. Enfim, é importante ter alguém para caminhar e crescer junto, tornando o percurso muito mais leve, bonito e divertido.Mas, independentemente de você já ter um parceiro ou não, é importante, vez ou outra, considerar e refletir sobre algumas questões que podem fornecer pistas importantes sobre como anda a sua saúde emocional como por exemplo: Como anda a sua autoestima? De que maneira você se relaciona com o seu corpo e sexualidade? Como lida com a entrega ao outro? Existe algum tipo de bloqueio interferindo na construção de relacionamentos saudáveis na sua vida?

Para quem deseja alinhar-se um pouco e melhorar algum destes aspetos em sua vida amorosa, os cristais podem ser aliados muito preciosos, principalmente os de cor rosa, que vibram em afinidade com o 4º chakra, o cardíaco, onde se concentra a nossa fonte vital de amor, que precisa de ser nutrida constantemente para que nossas emoções fluam de maneira equilibrada e harmoniosa.

As pedras podem ser utilizadas em meditações, em joias – de preferências colares, para que possam ficar em contato com o chakra cardíaco, no centro do peito – ou colocadas sobre o corpo, durante alguns minutos do dia, por exemplo. Também podem ser colocados em algum lugar especial da casa, de onde irradiarão vibrações calmantes, amorosas e tranquilas para o ambiente.

Veja as propriedades de algumas pedras e use sua intuição para entrar em contato com as suas energias curativas:

Quartzo Rosa - é a pedra fundamental do chakra cardíaco e é essencial à auto-realização e à paz interior. A sua vibração suave e calmante alivia e cura quaisquer mágoas acumuladas pelo coração e recorda-nos a nossa essência amorosa, ajudando a despertar o amor por nós mesmos. Só desta maneira, nutridos e munidos deste autoamor, é que somos capazes de amar verdadeiramente os outros, livres de culpas, mágoas, cobranças e qualquer tipo de apego. O amor preenche-nos, abastece-nos e ensina-nos a confiar em nós mesmos, com a certeza de que, aconteça o que acontecer, ele nunca nos faltará. E é esse amor-próprio que constitui a única base real de segurança que podemos ter na vida.

Rodocrosita – é a pedra que nos ensina a dar e receber amor de forma equilibrada. Ela também age sobre o terceiro e o segundo chakras, unindo o amor às emoções e à energia sexual. Proporciona equilíbrio emocional para os relacionamentos amorosos e amplifica o nosso sentimento de amor à vida de uma maneira geral. Também é ótima para a autoestima, tanto baixa, quanto excessiva. Vaidade a mais e uma valorização excessiva das aparências podem atrair relacionamentos fúteis e sem duração, movidos apenas pelo capricho de seduzir e conquistar. Por outro lado, se você não se cuida e não se ama, dificilmente atrairá para si um relacionamento saudável e prazeroso. Por causa do medo de ousar, de ser autêntico e da reprovação alheia, pode haver dificuldades de expressar as emoções e também algum tipo de repressão da sexualidade.

Kunzita - Ativa e equilibra o chakra cardíaco, exprimindo o amor em ações. Expande a energia amorosa e liga-nos com fonte infinita do amor universal. Fortalece o amor próprio, para que assim, ele possa manifestar-se externamente, trazendo maturidade emocional, o que é essencial para que sejamos capazes de atrair relacionamentos felizes e equilibrados.

Turmalina Rosa – atua principalmente nas dores emocionais que estão muito enraizadas, ajudando a pessoa a aceitar o passado e a liberar os traumas antigos, reforçando a autoconfiança e possibilitando uma nova abertura ao amor, com uma expressão mais harmoniosa dos sentimentos, com menos medo e mais entrega.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.