A componente emocional no ser humano é o motor para o seu desenvolvimento com sucesso e saúde. As nossas memórias estão todas elas armazenadas no nosso cérebro com informação associada a emoção.

Todas essas memórias condicionam o nosso comportamento, deixando-nos muitas vezes em situações complicadas, em que a emoção associada comanda o que pensamos, dizemos e fazemos.

A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade que temos para lidar e gerir as nossas emoções. Ou seja, a capacidade de auto-observação, auto-consciência e de auto-gestão das emoções, o que possibilita o restauro do controlo e do poder pessoal em qualquer situação.

Esta inteligência é ainda mais importante que a inteligência intelectual, uma vez que o que acontece é vermos pessoas com capacidades cognitivas idênticas e uma falha redondamente e a outra caminha entre sucessos. Também conhecemos vários casos de pessoas, com poucos estudos e partindo de ambientes ditos desfavoráveis, que atingiram grandes sucessos e prosperidade. Isto deve-se ao excelente desenvolvimento da inteligência emocional.

Veja na próxima página a continuação do artigo..

A EFT é uma ferramenta que nos auxilia a lidar com as nossas emoções e retomar o controlo do nosso comportamento.

Também em questões de saúde, várias doenças estão já associadas a emoções mal resolvidas, reprimidas e mal direccionadas no nosso interior.

Existem algumas pessoas que comparam a EFT à acupunctura, uma vez que usa pontos dos meridianos do corpo, mas que não precisa agulhas.

Com os nossos dedos tocamos em pontos específicos do nosso corpo, enquanto nos focamos na emoção que estamos a tratar, e esses pequenos toques estão a ajudar a dissolver a emoção.

A energia bloqueada no nosso sistema energético começa a fluir, a emoção negativa envolvida é libertada e é restaurado o equilíbrio no nosso corpo.

O criador desta técnica, Gary Craig, diz que a EFT pode ser usada em TUDO. Pela minha experiência, é verdade.

Qualquer pensamento que tenhamos desencadeia de imediato uma emoção, seja ela intensa ou não, positiva ou negativa. E quando nos defrontamos com desafios na nossa vida, também experimentamos desafios interiores com as nossas emoções e pensamentos.

Esta técnica pode ser de grande utilidade a eliminar estes desafios interiores e a colocar o nosso sistema num ponto de excelência e bem-estar, onde temos à nossa disponibilidade todos os recursos para solucionar qualquer desafio.

Além do facto de funcionar mesmo sem a pessoa acreditar que seja possível, tem a vantagem de poder ser usada por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Os profissionais de EFT apenas existem para facilitar uma evolução mais rápida em casos mais profundos, ou quando a pessoa está demasiado envolvida e soterrada dentro das suas emoções.

Vale a pena experimentar!
Ângela Vieira

Ângela Vieira licenciou-se em Matemática Aplicada à Tecnologia e rapidamente se deu conta do fascínio que tem pelo ser humano e o seu desenvolvimento pessoal.
Esta paixão levou-a a abraçar novas aventuras, como o Reiki, Cura Multidimensional, Coaching e Terapias de Libertação Emocional.
Actualmente o seu objectivo pessoal é apoiar as pessoas a ultrapassarem desafios e atingirem objectivos, com o auxílio do coaching e técnicas de libertação emocional (EFT e outras).
A auto-estima, sendo a base para a construção de uma vida de sucesso em todas as áreas, é a área mais importante do seu estudo e serviços.
Desenvolver a auto-estima e estimular o renascimento da criatividade pessoal é o propósito do seu trabalho.

Contactos:

Ângela Vieira
934900443

Email: angelamaria.mvieira@gmail.com

Blogs:

http://mudancacriativa.blogspot.com/

http://casteloencantadodossonhos.blogs.sapo.pt

Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt

 

 

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.