Ao contrário do que muitos pensam, Tantra não se foca no sexo, mas tem na realidade um propósito muito mais profundo. Devido ao foco em demasia no sexo, da nossa sociedade moderna as pessoas projectam essa imagem no Tantra. Tantra é sobre espiritualidade e envolver todos os aspectos da vida. Tantra é uma ciência de energia e consciência, criado para responder às quatro perguntas mais fundamentais na vida. Quem sou eu, porque estou aqui, de onde venho e para onde vou. O restante são maravilhosos subprodutos disto, mas não a essência do Tantra. Resumindo, a essência do Tantra é percebermo-nos a nós próprios e ao universo, de forma a obter a liberdade absoluta. Com este propósito existe uma enorme quantidade de técnicas muito eficientes.

O ensinamento desconhecido
Tantra é uma ciência ancestral e a maioria das escolas espirituais recolheram elementos do Tantra. A tradição Tântrica tradicionalmente tem sido muito secreta, por isso as pessoas conhecem o Tantra mas não sabem sobre o Tantra. Isto refere-se tanto ao Tantra Indiano como ao Budismo Tibetano, que agora começam ensinar a maiores audiências. Ser secreto não é um propósito por si só, mas uma necessidade, e a razão pela qual as genuínas escolas Tântricas mantêm ainda hoje o verdadeiro poder dos seus ensinamentos. Tradicionalmente o aluno vai sendo passo a passo iniciado em técnicas cada vez mais poderosas e exigentes. Os ensinamentos são sempre dados directamente de um professor competente para o aluno. É um caminho muito claro e rápido para a libertação espiritual quando tudo é experienciado em primeira-mão. Não apenas oca teórica ou prática inconsciente sem conhecimento. A teoria e a prática andam sempre a par e passo.

O Universo Tântrico
No Tantra o universo é entendido como sendo governado por duas forças polares, Shiva e Shakti, referido na tradição Taoista como Yin e Yang. Shiva é o elemento primordial masculino e Shakti é o elemento primordial feminino no universo. Tudo é governado por eles, e é uma expressão deles. A partir disto surgem todas as outras leis do universo. O universo é fundamentalmente formado por luz a diferentes frequências que podemos aprender a moldar, tornando-nos assim mestres da nossa vida. Por outras palavras, em vez da vida ser algo que nos acontece, nós vivemo-la por completo e através da nossa livre escolha.

A prática Tântrica
A maioria da prática no Tantra consiste em muitas técnicas poderosas, posturas de yoga, técnicas de respiração, técnicas de foco, meditação e também saúde, medicina e arte. Tudo isto aumenta no aluno a energia e poder, compreensão, inteligência, claridade, felicidade e capacidade para amar no. No Tantra nós envolvemos uma atitude especial face à vida. Se isto é tudo um jogo Divino, então seja um jogador Divino. Não de uma forma superficial mas da forma mais profunda possível.
Seja preenchido pela vida e viva a vida ao máximo. Isto não significa álcool, drogas e promiscuidade. Viva antes elevados ideais para ser forte e saudável.

Veja na página seguinte: Porquê Erotismo e Espiritualidade juntos

Envolvendo todos os aspectos da vida, Tantra também envolve a vida erótica. A maioria das pessoas modernas têm alguém especial com quem querem partilhar a vida, que também querem uma vida erótica. A maioria das pessoas, hoje em dia, tem uma vida sexual muito insatisfatória. Muitos relatórios afirmam isto sem qualquer dúvida. Isto tem um efeito muito destrutivo num relacionamento. Em vez de evitar a vida erótica, a doutrina Tântrica sugere que a viva por completo. O que quer que façamos, façamo-lo extraordinariamente. Uma vez que somos feitos à imagem do universo, que possamos viver isto completamente de forma Divina. Que a nossa vida erótica seja um encontro de almas, seres Divinos a fazer amor. Apenas quando, na relação sexual, ejaculamos e perdemos a nossa energia, o nosso potencial criativo, é que o sexo se torna um problema no caminho espiritual. Nas secreções sexuais está um enorme potencial directamente relacionado com a nossa força de vida, que, como é claro, não devemos desperdiçar. O Tantra ultrapassa os desejos inferiores envolvendo e elevando-os. Sabemos que o que rejeitamos ou suprimimos volta para nós com uma grande força negativa, muitas vezes descontrolável, especialmente se está relacionado com a nossa natureza fundamental. Desta forma, o Tantra é uma forma natural de ultrapassar estes problemas, não através da negação, mas elevando e transformando-os. Contudo isto exige uma orientação precisa.

A arte sagrada de fazer amor

No Tantra os homens aprendem que ejaculação e orgasmo não são a mesma coisa. Deixando de fora a ejaculação e controlando a sua energia o homem pode fazer amor o tempo que desejar e ter o número de orgasmos que desejar. Também a mulher pode aprender a ter orgasmos que enchem todo o seu corpo de uma enorme felicidade. Contudo as mulheres são naturalmente tântricas e facilmente fazem esta mudança. Através do foco no amor e no encontro de alma para alma, os amantes atingirão níveis completamente novos de amor e proximidade na relação. O estado orgásmico é um estado de iluminação. As pessoas apenas nunca aprenderam a estar nele o tempo suficiente para descobrir este segredo. Os amantes aprendem a manter o estado apaixonado e a aprofundar continuamente o seu relacionamento. Toda a alma é extraordinária e nós apaixonar-nos-emos muitas vezes um pelo outro. Apenas temos que aprender a reconhecer a alma no nosso parceiro e em nós próprios. Desta forma Tantra apoia longos e profundos relacionamentos sem promiscuidade. É a arte de amar, de uma forma extraordinária. Fazer amor como Deuses e Deusas. Amar como completos e seres totalmente livres, cheios de felicidade e amor. Vivendo este segredo ancestral transformamos as nossas vidas. A mente estará em silêncio, o coração muito vivo, estaremos cheios de energia, felicidade e amor. Todos os pensamentos e tendências negativos como ciúme serão de uma vez por todas eliminados. Isto também desenvolverá um estado de auto-confiança e força interna. Mais uma vez isto permite-nos encontrar os desafios do dia-a-dia, e a sentirmo-nos ao comando da nossa vida. Quando o amor se torna infinito o impossível torna-se facilmente possível.

Swami Mahalayananda Saraswati é o líder diário de NATHA, Academia de Yoga e Tantra em Lisboa. Ele tem ensinado sobre os ensinamentos espirituais por todo o mundo ao longo dos últimos 25 anos, e também aparece como orador frequente em congressos internacionais. Presentemente membro de ATMAN Federação Mundial de Yoga & Ayurveda Wishva Parishad (World Ayurveda Academy).

Mais informações em:

| 217959034 | 931975474

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.