Há quem não saiba viver sem rotinas porque existe um equilíbrio associado às mesmas, por outro lado há quem fuja delas porque sente que o ar lhe falta. Porém, acabamos sempre, sempre, por ter alguma rotina, é mais forte do que nós porque é o nosso inconsciente que nos guia e nem nos apercebemos do seu lado incrivelmente funcional.
Gostava de vos convidar a usarem 15 minutos no final do vosso dia de hoje para sentirem quão felizes se encontram neste momento da vossa vida: com as vossas rotinas, com as vossas opções. Tentem identificar onde é que se encontram robotizados e onde é que o vosso coração vos acompanha, pulsa e ‘aquece’.
Considero importante introduzir rotinas saudáveis porque facilmente nos acomodamos à zona de conforto desconfortável: ficamos reféns do nosso telemóvel e as horas passam pelos dedos. Somos intoxicados pelas conversas de café, das reclamações constantes nos transportes públicos, dos colegas que se queixam da vida monótona que vivem (e que nos espelham muitas vezes o nosso maior receio).
Temos de ser resilientes se considerarmos que é realmente vantajoso para nós introduzir uma nova rotina, porque precisamos de pelo menos 21 dias para criar um novo hábito. Haja coragem em nós!
Uma rotina que nos aproxima de nós próprios, por exemplo, é a meditação, a qual tem impactos impressionantes no decorrer do nosso dia. O ponto de partida passa por colocar uma intenção, de manhã, para esse dia e gradualmente policie as suas ações, as suas reações e os seus pensamentos. Garanto-lhe que no final do dia terá conteúdo suficiente para realizar um brilhante t.p.c (trabalho para crescimento): refletir acerca da intenção matinal e como se fez cumprir perante a mesma ao longo das horas.
Poderá também considerar o voluntariado e uma caminhada de 1hora como hábitos saudáveis e que promovem a felicidade: estas são atividades que verdadeiramente nos aproximam da nossa essência e os insights são riquíssimos. O voluntariado, quando concretizado a partir do coração, pode transformar crenças: temos de ver sempre o copo quase cheio!
Assim, sem complicar – porque é fácil arranjar desculpas para introduzir um novo hábito na nossa rotina – tente iniciar uma breve meditação matinal, de 15 minutos, de olhos fechados, apenas focado na sua respiração de forma consciente, e visualize como gostaria que o seu dia seja. Identifique causas para apoiar e participar, seja na recolha de plástico na praia, seja ler histórias a crianças ou a idosos, seja a distribuir comida, seja a restaurar alguma instituição. O Universo é sábio, e quando damos a partir do coração a magia da Vida acontece.
Sejam gratos diariamente!
Leia também: Bem-vindo, setembro! Prepare-se para abraçar a rotina da forma mais positiva possível
Soraia Sequeira é Life Coach e há três anos iniciou a sua viagem de autoconhecimento, por via da astrologia. Desde então, certificou-se em Coaching, Practitioner de Programação Neurolinguistica (PNL) e em Practitioner Time Line Therapy. Atualmente encontra-se a estudar Psicologia Transpessoal, com Constelações Familiares e Hipnose, e vai iniciar em breve o Master em Programação Neurolinguistica.
Comentários