Pintor italiano, escultor e desenhador. Um génio da cultura humanista, da Vinci foi ainda arquitecto, inventor, cientista, escritor e músico.

Filho natural de um notário da Vinci, os seus extraordinários talentos iriam revelar-se precocemente. Estudou com o pintor Verrocchio em Florença, na década de 1470, vindo a ter como patrono Lorenzo de Medici.

Em 1472 tornou-se mestre, entrando para a guilda de São Lucas. Em 1482 entrou ao serviço de Lodovico Sforza, duque de Milão, tornando-se pintor da corte, arquitecto e engenheiro militar ao serviço do duque, até à sua queda em 1499, quando o exército francês ocupou Milão. Leonardo iria então para Mântua e depois para Veneza, onde teve também o cargo de engenheiro militar.

Cerca de 1500, deslocou-se para Florença, juntando-se dois anos depois a Cesare Borgia nas suas campanhas militares. A derrota de Borgia levaria a que o pintor regressasse a Florença, onde permaneceu até 1508. Uma das maiores figuras do renascimento italiano, pintou, quando ao serviço de Sforza, A Última Ceia, um mural datado de c. 1495, hoje exposto em Santa Maria Delle Grazie (Milão) e, na fase do seu regresso a Florença, a célebre Mona Lisa. Entre as suas primeiras obras encontra-se um esboço da paisagem toscana (1473), hoje na Galeria dos Uffizi (Florença); outros trabalhos desta fase inicial são desenhos, retratos e cenas religiosas, como a inacabada Adoração dos Reis Magos, encomendada em 1481, também exposta nos Uffizi.

A sua obra influenciou muitos dos artistas seus contemporâneos, como Rafael, Giorgione e Bramante. Leonardo revolucionou a pintura da época, usando nas telas, em vez de uma preparação branca, uma de tom escuro que lhe permitiu dar maior ilusão de espacialidade aos temas representados com um modelado também inovador.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Desenvolveu o uso da perspectiva, aérea através da qual, e tendo como referência os valores atmosféricos, a nitidez dos contornos vai diminuindo e as cores vão adquirindo tonalidades mais frias, consoante as figuras e objectos representados se afastam do primeiro plano. Este efeito de perspectiva era aliado à técnica do sfumato (esfumado), em que os contornos das formas se esbatem progressivamente envolvendo, por gradação da luz, os planos mais afastados numa neblina que dá às suas obras a característica ambiência misteriosa e enigmática.

Os seus princípios compositivos, que incluíam o agrupamento das figuras dentro de uma pirâmide virtual, ligados pelos gestos e pela direcção dos olhares e expressões faciais, tornou-se uma regra das convenções compositivas do renascimento pleno. As suas duas versões de Virgem com o Menino e Santa Ana e A Virgem dos Rochedos, no Museu do Louvre e na Nacional Gallery, respectivamente, exemplificam estes princípios.

Entre as suas obras-primas encontram-se a já mencionada Mona Lisa, que se supõe ser a mulher de Francesco del Giocondo e que é também conhecida como La Gioconda (embora a sua identidade tenha já despoletado várias interpretações) e a A Batalha de Anghiari (1500-1505), anteriormente exposta no Palazzo Vecchio, Florença. Particularmente entre 1490 e 1495, Leonardo registou os seus escritos numa caligrafia invertida, escrita da direita para a esquerda, que só pode ser descodificada com o auxílio de um espelho.

Veja a continuação do artigo na página seguinte

Os seus tratados ilustrados versam sobre inúmeras matérias, entre as quais a pintura, a arquitectura, a anatomia e a mecânica. Os últimos tratados e escritos datam da década de 1490, fazendo um deles parte do espólio da Biblioteca Nacional de Madrid. Num destes últimos escritos, expõe as suas teorias sobre a mecânica, com desenhos de máquinas, macacos hidráulicos e serras mecânicas, entre outros, precursores de alguns artefactos contemporâneos.

A par destas explanações, abordando os princípios da fricção e da resistência, Leonardo registou ainda os seus estudos sobre o voo das aves, criando os protótipos de um pára-quedas e de um engenho voador, e ainda sobre as propriedades da água em movimento, tendo em 1503 planeado um canal para a navegação de embarcações. Ao serviço dos seus mecenas, inventou também aparelhos bélicos como canhões e tanques; o seu génio científico levou-o ainda a aprofundar estudos sobre óptica e geologia.

Fonte: Biblioteca Universal.