Como primeiro passo, precisamos de perceber o que Mercúrio representa na Astrologia e na Terra: Mercúrio é o planeta mais próximo de Sol, regente do signo de Gémeos e Virgem.

No corpo, está ligado com as mãos, braços, pulmões e sistema nervoso.

Mercúrio é o planeta responsável pela comunicação, expressão, ideias, mente, pensamento, movimento, flexibilidade.

Na mitologia grega, Hermes, “o mensageiro de Deus”, é aquele que leva a informação, intelecto, negociação e troca.  Hermes é um deus brincalhão, deus dos viajantes, dos ladrões e dos comerciantes. Ele era conhecido por ser mentiroso, jogador e muito inteligente bem como criativo.

Agora o segundo passo: entender o que significa um planeta retrógrado. Quando dizemos que um planeta está retrógrado, quer dizer que do ponto de vista da Terra, quando olhamos para o céu, temos a sensação de que ele está a andar para trás. É exatamente isso que esse movimento significa para nós terráqueos: dar uma marcha atrás, desacelerar, ratificar o caminho que estamos a fazer.

Tudo o que acontece, astronomicamente falando, reflete-se invariavelmente aqui no plano terreno. Assim, se Mercúrio nosso mensageiro, entra no movimento retrógrado, isso quer dizer que é essencial fazermos esse movimento também, sem crise, sem ansiedade, sem medo... sabendo que isso faz parte do processo, e que esta é uma oportunidade de tirarmos uma nota melhor no teste da vida.

Mercúrio retrógrado: dicas valiosas! A chave deste período é prestar atenção!

  • Evitar tomar decisões muito importantes
  • Evitar a realização de eleições
  • Evitar agendar reuniões para tomadas de grandes decisões
  • Evitar fazer reparos importantes em casa ou em máquinas
  • Rever os seus planos
  • Recupere velhos negócios e projetos
  • Limpe armários e depósitos de tralhas
  • Analise questões de forma mais minuciosa
  • Faça backup constante dos seus dados
  • Bom período para finalizar ou concluir projetos já iniciados
  • Bom também para analisar de forma minuciosa os detalhes de algum projeto para melhorá-lo
  • Fique em dia com a papelada, organizando tudo o que precisa
  • Aja com bastante senso de humor

Em 2020, Mercúrio Retrógrado será nas datas:

  • 16/02/2020 a 10/03/2020 Mercúrio Retrógrado em Peixes – Aquário - já foi!
  • 18/06/2020 a 12/07/2020 Mercúrio Retrógrado em Caranguejo - agora!
  • 13/10/2020 a 03/11/2020 Mercúrio Retrógrado em Escorpião – Balança!

Sempre que Mercúrio fica retrógrado, devemos começar a ter precaução alguns dias antes da data exata. Como ele começa a retrogradar oficialmente no dia 18, já podemos começar a sentir os seus desafios, pelo menos uma semana antes, às vezes até mais do que isso. E quando termina a retrogradação, podemos adiar para uma semana depois, a ausência da sua influência.

Os signos mais impactados pela retrogradação de Mercúrio são sempre os que o próprio Mercúrio rege, ou seja, Gémeos e Virgem, além do signo em que acontece a retrogradação, desta vez, Caranguejo.

O impacto das influências acontece para todos, mas a cada, com mais força, em um setor específico da vida. Depende do mapa astral de cada um, de onde calha o signo onde está a retrogradar mercúrio, bem como onde está mercúrio.

Os efeitos em cada signo serão:

Carneiro - Os Carneiros, vão andar confusos emocionalmente, pois como é uma retrogradação em caranguejo, mexe com as emoções. Ora, se emocionalmente estes nativos são impulsivos e impacientes, nesta fase vão estar mais.

Touro - Os nativos deste signo devem estar atentos a confusões e mal entendidos com amigos e nas relações familiares… como são do elemento Terra, e estamos a falar de mercúrio retrógrado em Caranguejo, a estrutura emocional, o recolhimento também será uma evidencia.

Gémeos - Estes nativos, que são regidos por Mercúrio, podem sentir com mais força o impacto nos projetos profissionais e planos de negócios, que devem ser adiados, se for possível. Não é um bom momento para apresentação de palestras. Uma empresa do passado pode voltar a procurar seus serviços… e o passado pode vir assombrar.

Caranguejo - É aqui que ocorre a retrogradação de Mercúrio, logo estes nativos, vão ser altamente influenciados. Assim, devem focar-se um pouco mais num caminho espiritual, que deixaram para trás. Retomar os rituais que irão ser altamente benéficos para a sua saúde mental. Uma pessoa ou empresa estrangeira ou um contacto do passado, podem voltar a procurar os seus serviços. Um projeto pode ser retomado.

Leão - Estes nativos, vão ser desafiados. O conselho será uma introspecção, e voltarem-se mais para a compreensão de algumas emoções, pois podem estar a passar por um momento de confusão, grande ilusão e ansiedade. O período é bom para reavaliar propostas financeiras e projetos relacionados a novos negócios e/ou investimentos. Não assine nada neste período.

Virgem - Para estes nativos, este mercúrio retrógrado em Caranguejo, vem pedir que estejam mais atentos aos relacionamentos, pessoais, familiares e profissionais, pois pode haver mal entendidos. Não é um bom momento para assinar documentos relacionados a parcerias ou sociedades comerciais. Introspecção, meditação, serão essenciais.

Balança - Estes nativos neste mercúrio retrógrado em caranguejo, podem ser surpreendidos com um convite para trabalharem num local que já fez parte das suas vidas no passado. Ou um projeto que foi engavetado, pode voltar a fazer parte da sua vida. Tome cuidados redobrados com a saúde, especialmente com o sistema respiratório e locomotor.

Escorpião - Estes nativos são regidos por água, onde se dá a retrogradação de Mercúrio, logo podem deparar-se, inesperadamente, com um amor do passado, que vai mexer novamente com o seu coração. O período pode também estar relacionado com mal entendidos num romance ou namoro. O relacionamento com os filhos passa pelo mesmo processo.

Sagitário - Estes nativos durante este movimento de mercúrio em Caranguejo estarão mais voltados para as atividades domésticas e a vida familiar. O período pode estar relacionado com certa fragilidade de um dos seus pais. Pode haver um problema nas vias respiratórias que pedirá atenção e cuidado. Não comece obras neste momento, se já estão em andamento, é continuar.

Capricórnio - Estes nativos, nesta fase, podem contar com confusões e mal entendidos, por problemas na comunicação. Se estiverem envolvidos com jornalismo, publicações, vendas e publicidade, tomem ainda mais cuidados. Não é um bom momento para assinar qualquer documento relacionado a projetos ou contratos. A vida familiar pede mais tempo e dedicação, bem como o conforto de casa.

Aquário - Estes nativos devem estar atentos a tudo o que envolve a rotina. Não é um bom momento para assinar acordos e negociações financeiras e nem para envolver-se em novos investimentos. Pode haver atrasos ou adiamento de pagamentos.

Peixes - Estes nativos continuarão ser bastante impactados, pois são do elemento água, logo, devem enfrentar alguns mal entendidos. Se puderem, procurem não comprar nenhum aparelho eletrónico ou mecânico, não se submetam a uma cirurgia estética, não assinem nenhum documento importante e nem comecem um novo negócio ou emprego.’

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.