«(…) E era de manhã quando Deus parou diante das suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, dirigiram-se a Ele para receber a sua dádiva.(…)

A ti Virgem, peço uma análise de tudo o que o homem tem feito com a minha Criação. Examinarás os seus caminhos minuciosamente e os lembrarás dos seus erros, para que através de ti a Minha Criação possa ser aperfeiçoada. Para isto dou-te a dádiva da pureza de pensamento.

E Virgem retornou ao seu lugar. (…)», in Os Nódulos Lunares, de Martin Schulman

Virgem é o sexto signo do zodíaco. Signo mutável de terra, geralmente representado por uma mulher jovem segurando uma espiga... É o final do Verão, o tempo para a colheita e a colheita torna necessária a separação do trigo do joio.

Se em Leão encontramos o Eu Sou, a especialidade em nós, o poder de expressar a Criação, em Virgem encontramos a bênção do serviço, a dádiva de pôr o Eu Sou ao serviço de um sistema maior.

Veja na próxima página a continuação do artigo

Estamos a meio do caminho e, antes de chegarmos a Balança, ao relacionamento com o outro, e depois de percorrermos os cinco primeiros signos, é em Virgem que separamos o "trigo do joio da nossa colheita", separamos o que é útil do que não é útil, o que é funcional do que não é funcional. Eliminamos o que já não é necessário. Aprimoramo-nos, aperfeiçoamo-nos, refinamo-nos para podermos servir. Costumo dizer que em Virgem aprendemos a construir uma "peneira" e só passa pela peneira a areia fina, limpa de detritos… No corpo humano, Virgem tem ligação aos intestinos. Se pensarmos no processo digestivo, este não é mais do que a transformação e integração do que é necessário e vai para o sangue do que não é necessário e é eliminado. É fundamental esta discriminação "digestiva”" para podermos sobreviver, é crucial a mesma discriminação em relação ao que sentimos, pensamos, vemos, ouvimos, para podermos Viver. Corpo e mente influenciam-se mutuamente. Este é o trabalho de Virgem e, para isso, conta com Mercúrio, seu regente. Se em Gémeos o trabalho do mensageiro alado dos Deuses é relacionar, aprender e partilhar conhecimento, em Virgem o trabalho é analisar, discriminar, tornar eficiente, optimizar os recursos… Se a discriminação leva ao discernimento, ela é também o lado sombra de virgem. Estar constantemente atento ao que precisa ser reciclado leva ao hiper-criticismo e perpétua a sensação de que alguma coisa tem de ser melhorada, aperfeiçoada. Nada é suficientemente bom. Nós não somos suficientemente bons.

A análise, o detalhe, a dissecação excessiva, aprisiona Virgem na folha e tira-a da floresta. É com Peixes, o signo oposto, que Virgem aprende a equilibrar estes excessos, aprende sobre compaixão, aprende sobre totalidade… Uma gotinha de água pode ser segura e conhecida detalhadamente, mas o mar traz muito mais possibilidades.

Ao nível da personalidade, regida por Mercúrio, a vibração de Virgem reforça o Touro, há um aprisionamento da forma. Ao nível da Alma, Virgem, regida pela Lua, distribui os recursos, alimenta, Serve. A Rainha Santa Isabel representa bem este arquétipo de Virgem – Mãe servidora alimentando quem precisa. Amor-Sabedoria alimentado por um ideal.

Frases de Virgem:

Personalidade – "Que a matéria reine"

Alma – "Eu Sou a Mãe e o Filho, Eu Sou Deus, Eu Sou a matéria". (O filho é o Cristo Interno que se expressa como corpo e espírito).

Vera Braz Mendes

Astróloga, coach, trainer em PNL, Master Practitioner em Time Line Therapy®
Apoio Individual

Email: verabrazmendes@gmail.com

Tel: 91 982 24 60

verabrazmendescreateyourlife.blogspot.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.