Sendo os trânsitos caracterizados pelos constantes movimentos planetários, que interagem com os planetas do mapa natal da pessoa, são uma das mais apetecidas ferramentas por todos aqueles que se aproximam da astrologia.
Conhecem aquela famosa e inútil frase «e isso é bom ou mau»?
Como muitas pessoas têm deixado comentários do género - estou a iniciar ou principiar, etc. -, fica aqui um apontamento ligeiro sobre o encadeamento das técnicas de interpretação de um trânsito.
Antes de mais, é necessário termos em conta que um único trânsito envolve uma grande quantidade de elementos informativos. Como vivemos sob múltiplos trânsitos em simultâneo, veja-se a complexidade do assunto. Partamos deste princípio universal: nós, seres humanos, podemos ser apreciados através do saber holístico representado pela astrologia.
Componentes básicos do trânsito:
1 – Ter em conta a natureza do planeta natal que recebe o trânsito, assim como o seu posicionamento por signo e casa.
2 – A seguir, concentre-se na natureza do planeta em trânsito.
3 – Obviamente, ter em conta o ângulo do trânsito para determinarmos que aspecto faz: conjunção, quadratura, trígono, etc.
Veja "Aprofundando o Trânsito" na próxima página.
Aprofundando o trânsito:
1 – Analisar com atenção o posicionamento do planeta em trânsito por signo e casa, ou seja, ver de onde é que ele opera.
2 – Olhar para o signo e casa natal do planeta que transita.
3 – O posicionamento do planeta natal que recebe o trânsito indica-nos a sua função na vida da pessoa pois indica-nos como está a ser desafiada ou estimulada.
4 – O aspecto vai indicar-nos a qualidade geral do trânsito e se estamos perante um processo facilitador ou desafiante.
5 – O planeta em trânsito vai indicar-nos o conteúdo concreto da oportunidade do trânsito, ou seja, que qualidade ou função nos pedem que integremos com as do planeta natal transitado.
6 – Analisar os cenários e as qualidades que podemos visualizar da base de operações (casa e signo) do planeta que transita e que vai gerar na pessoa sentimentos, emoções, ideias, iniciativas.
Veja a continuação do artigo na próxima página.
7 – As qualidades natais do planeta em trânsito dão-nos as informações sobre os instrumentos que possuímos no mapa natal para podermos transcender e mobilizar a pressão que o planeta em trânsito necessita para cumprir a sua função.
8 - Análise já muito avançada: verificar as influências directas que esse planeta em trânsito exerce num mapa. Por exemplo: regências, seus aspectos natais, aspectos natais do planeta que recebe o trânsito, estado cósmico, etc.
Síntese: se é certo que a base de operações (casa e signo) do planeta que transita está em permanente mudança no mapa de uma pessoa ao longo da sua vida, os instrumentos (posicionamento natal do planeta que transita) que utiliza fazem referência sempre à mesma zona do mapa.
Aproveitando os trânsitos, que fazemos para evoluir, como consciência que somos?
* Ilustração anexa: Design by Fada Moranga
António Rosa
Conheça meu blogue
Comentários