Muitos Portugueses ao preencher a declaração de IRS ainda deixam o campo 901 em branco – e a verdade é que o simples gesto de assinalar e preencher este campo com o NIPC de uma instituição, pode fazer a diferença na vida de alguém – sem qualquer tipo de custo nem perda para quem preenche.
Para ajudar sem custos, basta que ao preencher a sua declaração de IRS, no quadro 9 do anexo H, assinale com uma cruz o tipo de entidade que pretende apoiar, preencha o campo 901 com o NIPC respectivo e assinale também o campo “IRS”.
Estará na verdade a designar parte do imposto que iria para os cofres do Estado, para uma instituição à sua escolha, entre as que podem beneficiar deste apoio no ano corrente. Este gesto não tem custos para si, já que a quantia é retirada do imposto total que o Estado liquida, e não daquele que lhe será devolvido, caso tenha direito a alguma restituição.
Para que seja mais fácil escolher, o portal Compra Solidária compilou as campanhas de várias instituições que podem receber este apoio este ano, veja aqui De uma forma prática poderá encontrar nesta página as campanhas e os respetivos NIPC que poderá colocar no campo 901 - e em cada uma, pode encontrar formas de saber mais.
Escolha a causa que quer apoiar e não se esqueça – partilhe, para que este ano, os portugueses não deixem o campo 901 em branco.
Como gesto adicional, saiba que o benefício fiscal que obtém com a dedução do IVA, pode também ser doado a uma instituição: neste caso específico, estará a abdicar deste benefício em favor da organização que escolher. Para fazê-lo, basta assinalar também a cruz relativa ao IVA, no mesmo campo.
O portal Compra Solidária, projeto que tem vindo a ser desenvolvido voluntariamente, é uma plataforma agregadora de centenas de formas “2 em 1” de ajudarmos uma causa – especializa-se em Produtos, Serviços e Eventos que revertem para causas e divulga também outras formas de ajudar cada uma, como por exemplo estas campanhas de consignação do IRS, voluntariado, donativos e telefones solidários.
Conheça, partilhe, e siga também nas redes sociais:
http://facebook.com/comprasolidaria
Comentários