A D. Palmira, de 78 anos, raramente sai de casa e todas as semanas anseia pela visita de Ana Brito, uma jovem universitária do programa “Adote um Amigo”, que lhe faz companhia e lhe leva alguma “alegria”.

“Para ela estar com alguém é fantástico. É uma alegria porque fala, conversa, desabafa”, disse o seu filho Jorge Felício à agência Lusa.

As visitas de Ana Brito a Palmira Felício inserem-se no programa “Adote um Amigo”, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Campolide que pretende colmatar as necessidades afetivas dos idosos que moram sozinhos e têm dificuldades em sair de casa.

Viúva e a viver sozinha num segundo andar, Palmira Felício sempre foi uma pessoa muito ativa até ter sofrido um AVC há uns anos que a deixou muito imobilizada.

“Ela está sozinha 22 ou 23 horas por dia e tem de andar sempre com um andarilho. Para ela estar com alguém é fantástico”, disse o filho.

Acerca das visitas de Ana Brito, Jorge Felício disse estar muito satisfeito e sublinhou que a jovem “conversa, faz chá, leva bolos e, se for preciso, ajuda-a a ir à casa de banho”.

Palmira Felício foi das primeiras a ser convidada pela Junta de Freguesia para aderir a este programa, convite que recebeu com “entusiasmo”.

Em declarações à Lusa, Ana Brito, de 20 anos, natural da Nazaré e a estudar economia em Lisboa destaca a importância que estas visitas também têm para si.

“É mesmo uma relação de dar e receber. A mim também me faz companhia, sou universitária, os meus pais não estão cá e é, de certa forma, um refúgio também da faculdade. É um momento em que não penso em nada disto e é um momento em que estou a fazer bem à D. Palmira mas a mim também”, afirmou.

O tempo que dedica a Palmira Felício é essencialmente a fazer-lhe companhia.

“Faço-lhe companhia, recados ainda não foi preciso. Parece tão pouco, mas é só mesmo isso que ela precisa”, realçou.

Afirmando que está a ser uma experiência muito positiva, Ana Brito disse que, neste momento, já criou “laços de amizade” com a D. Palmira.

 

23 de maio de 2011

Fonte: Lusa/SAPO

 

 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.