Seis empresas portuguesas participam este ano na edição da ModaCalzado, o maior certame do setor em Madrid, um encontro bianual que aposta na inovação e no design de novos produtos e que reúne mais de 500 marcas.

O certame, que decorre entre 22 e 24 na IFEMA (Feira de Madrid), conta com a presença de cinco empresas portuguesas associadas à APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) e uma a título individual.

“Trata-se de um certame bianual, no âmbito do qual se apresentam propostas inovadoras no mundo do calçado, tendo em conta a importância de componentes como o design, a qualidade, a criatividade e a apresentação dos produtos”, explica uma nota da organização, enviada à agência Lusa.

A par da oferta comercial, volta a decorrer também o “Espacio IdeasLab”, um fórum de debate e divulgação que pretende “proporcionar ideias inovadoras e de utilidade para o comércio” e onde os “principais “players” do sector apresentarão as suas ideias sobre design e as novas tendências do retalho”.

Com uma área de exposição de 10.500 metros quadrados, e 500 marcas, o encontro reconhece a necessidade dos produtores apostarem na marca, design e inovação como forma de combater a concorrência dos países emergentes e dos países asiáticos.

“É também cada vez mais notória a aposta no segmento médio-alto, figurando-se assim um incremento de oportunidades. Por outro lado, é fundamental que os empresários estejam informados das novas tendências e das crescentes exigências”, refere a nota.

Segundo o comunicado, remetido pela delegação do AICEP em Madrid, o certame decorre num contexto de “contínua redução da indústria do calçado”, causada por fatores como a deslocalização, a globalização e a concorrência internacional. Uma situação que se reflete na queda acentuada de empresas participantes na ModaCalzado. Apesar disso, sublinha o comunicado, “algumas empresas portuguesas continuam a apostar pela presença neste certame, dada a importância deste mercado e pelo facto de esta feira ser considerada o fórum ibérico do calçado por excelência”.

 “Por outro lado, há que consolidar a presença de Portugal neste mercado, principalmente tendo em conta a favorável conjuntura no que diz respeito às exportações de calçado português para Espanha”.

 Lusa

12 de setemebro de 2012

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