
Muitas pessoas usam as redes sociais para criam uma história perfeita sobre si mesmas e sobre a sua vida de forma a conseguir sucesso, aprovação e, sobretudo, likes. No entanto - e aqui fica o alerta -, segundo o site de notícias Huffington Post existem vários aspetos da nossa vida que podem e, muitas vezes, são mesmo manipulados nas redes sociais.
1. Aparência: Através de ângulos, filtros, aplicações e photoshop podemos mudar a nossa aparência e projetar uma imagem completamente diferente daquela que somos na realidade. No mundo das redes sociais, em que quase nada é privado, criou-se uma obsessão pela perfeição, onde não há espaço para erro. Essena O'Neill, uma blogger australiana que recentemente criou o movimento “Social Media Is Not Real Life”, revela que durante o tempo que tinha redes sociais a aparência era extremamente importante. De forma a colocar uma selfie tirava cerca de 50 de cada vez e recorria a várias aplicações para remover todas as imperfeições e coisas que não gostava. Tudo para se sentir aceite pelos seus seguidores.
2. Relações: Ninguém vai colocar vídeos de discussões ou fotos de traições que acontecem nas relações a dois. Toda a gente só mostra os momentos felizes e os presentes incríveis que recebe do seu parceiro, levando a que se crie uma ideia irrealista daquilo que se passa verdadeiramente na vida por detrás do ecrã.
3. Saídas à noite: Uma das coisas que normalmente invejamos nas celebridades e figuras públicas são as festas e eventos a que vão. Quantas vezes não damos por nós a pensar: “Quem me dera!”. A verdade é que a realidade nem sempre é tão glamorosa como aquilo que as fotos mostram. Tal como afirmou Essena O'Neill num dos seus posts os dramas e os copos a mais não fizeram parte da falsa imagem de diversão que por vezes tentava passar aos seus seguidores.
4. Viagens. A regra é a mesma: mostrar só a parte boa, as paisagens maravilhosas, os passeios incríveis e as compras que fazemos durante a nossa estadia no estrangeiro. As horas que secamos após o check-in e as bagagens que se perdem não têm lugar no mundo do faz de conta.
5. Comida e dieta. Quantas vezes não vemos as pessoas fotografar a sua comida para postarem nas redes sociais e projetarem um estilo de vida saudável? Ou mostrarem bebidas fantásticas que só têm benefícios para a saúde? Normalmente existe uma explicação para tudo. Por exemplo, no caso de bloggers e youtubers famosos muitas vezes este conteúdo é patrocinado e pago.
6. Desporto e fitness. Atualmente é praticamente impossível estarmos no Instagram sem vermos fotografias de corpos esbeltos e musculados, sem ponta de gordura. A verdade é que muitas vezes as pessoas que expõem a sua imagem desta maneira não são assim tão confiantes quanto parecem. Que o diga O'Neill que, apesar de ter orgulho no seu corpo, revelou, num dos seus posts, que sempre se sentiu insegura. Para obter uma só fotografia perfeita era capaz de tirar centenas estrategicamente idealizadas para ficar com o estômago sem falhas.
7. Roupa: O guarda-roupa é uma parte essencial da imagem que queremos construir de nós mesmos nas redes sociais, onde só mostramos looks perfeitos e imaculados, deixando os pijamas e os fatos de treino para segundo plano. No caso das bloggers famosas é raro vê-las repetir a mesma roupa duas vezes. Isto acontece porque, à semelhança da comida, as marcas também lhes pagam para que façam um post com determinado look. A blogger Essena O'Neill revela que muitos dos looks que vestia e publicava nas suas páginas não eram dela, mas sim apenas mero patrocínio para as marcas que lhe pagavam.
Comentários