Nos últimos anos, o papel da mulher na sociedade alterou-se consideravelmente, mas o significado da palavra “mulher” existente em alguns dicionários ainda não refletia essa mudança. Continuava a ser demasiado redutor, simplista e até maioritariamente associado a expressões e palavras de cariz depreciativo.

Desta forma, a FOX Life e a Priberam criaram o movimento “A palavra mulher definida por nós”, desafiando os portugueses a contribuírem para uma definição mais abrangente, justa e enquadrada na sociedade atual.

Durante três semanas, o movimento “A palavra mulher definida por nós” incentivou os portugueses a deixarem no site www.palavramulher.pt o seu contributo. Com o término das participações, que foram mais de 500, os linguistas da Priberam analisaram as propostas e fizeram a revisão da palavra, que ficará a partir de hoje disponível em https://www.priberam.pt/dlpo/mulher.

A cantora Simone de Oliveira, o estilista Luis Buchinho, a fadista Gisela João, a atleta Vanessa Fernandes, a cientista Raquel Oliveira e o Chef José Avillez contribuíram também para esta iniciativa com o seu testemunho sobre o papel da mulher na sociedade e a definição de mulher em 2018.

Luís Fernambuco, VP General Manager da FNG Portugal, acredita que a nova definição de “mulher” espelha o seu papel atual:

“Estamos muito satisfeitos pela enorme adesão que esta iniciativa teve. Graças à ajuda de todos os que participaram, conseguimos nesta parceria com a Priberam colocar em marcha um movimento que permitiu rever a definição de mulher, complementando-a e introduzindo novas associações que refletem de forma mais justa a realidade.”

Cláudia Pinto, linguista da Priberam, adianta que a versão agora online é bastante mais completa, “refletindo o contributo dos participantes e definindo um papel mais abrangente da mulher. Destacam-se algumas novas expressões que foram associadas à palavra e sugeridas pelos portugueses, entre elas: mulher de armas, mulher de estado, e mulher de negócios. Sabemos que um dicionário é uma obra inacabada, um trabalho contínuo, mas entendemos que o seu papel é registar, de forma controlada, os usos da língua e o seu dinamismo, o que se reflete no caso do verbete mulher, que apresenta agora definições mais ajustadas ao uso real”.

Antiga Definição

mu•lher
(latim mulier, -eris)

substantivo feminino
1. Ser humano do sexo feminino.
2. Pessoa adulta do sexo feminino.
3. Pessoa do sexo feminino casada com outra, em relação a esta. = CÔNJUGE, ESPOSA
4. Pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual.
= COMPANHEIRA

mulher de partido
• [Depreciativo] Meretriz, prostituta.
mulher fatal
• Mulher muito sensual e sedutora. = VAMPE
mulher pública
• [Depreciativo] Meretriz, prostituta.

Definição revista

mu•lher
(latim mulier, -eris)

substantivo feminino

1. Ser humano do sexo feminino ou do género feminino (ex.: o casal teve três filhos: duas mulheres e um homem; a mulher pode ovular entre a menarca e a menopausa; mulher transgénero).

2. Pessoa do sexo ou género feminino, depois da adolescência (ex.: a filha mais nova já deve estar uma mulher). = MULHER-FEITA, SENHORA

3. Pessoa do sexo ou género feminino casada com outra, em relação a esta (ex.: o padre declarou-os marido e mulher). = CÔNJUGE, ESPOSA

4. Pessoa do sexo ou género feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual (ex.: eu e a minha mulher escolhemos não casar). = COMPANHEIRA, PARCEIRA

5. Conjunto de pessoas do sexo ou género feminino (ex.: defesa dos direitos da mulher).
adjetivo de dois géneros

6. Que tem qualidades ou atributos considerados tipicamente femininos (ex.: considera-se muito mulher em tudo).

de mulher para mulher
• Entre mulheres, com frontalidade e franqueza, de modo direto (ex.: vamos falar de mulher para mulher; conversa de mulher para mulher).

mulher da vida
• [Depreciativo] Meretriz, prostituta.

mulher de armas
• [Figurado] Aquela que demonstra coragem, força, espírito de luta (ex.: é uma mulher de armas que luta persistentemente pelos seus valores e objetivos). = CORAJOSA, GUERREIRA, LUTADORA

mulher de Deus
• [Figurado] Aquela que é bondosa, piedosa.
• [Informal, Figurado] Locução, usada geralmente de forma vocativa, para exprimir impaciência ou espanto (ex.: preste atenção, mulher de Deus!).

mulher de Estado
• [Política] Líder que governa com competência, empenho e conhecimento dos assuntos políticos (ex.: a antiga primeira-ministra foi uma grande mulher de Estado). = ESTADISTA

mulher de lei(s)
• Aquela que é especialista em leis. = ADVOGADA, LEGISTA
mulher de letras
• Literata, escritora.
mulher de negócios
• Aquela que se dedica profissionalmente a atividades empresariais ou comerciais, gerindo o seu negócio ou o de outrem. = EMPRESÁRIA

mulher de partido
• [Política] Aquela que participa ativamente na vida e nas decisões do grupo político a que pertence (ex.: acima de tudo, é uma mulher de partido, apesar de não conviver bem com a disciplina partidária).
• [Antigo, Depreciativo] Meretriz, prostituta.

mulher fatal
• Mulher muito sensual e sedutora. = VAMPE

mulher pública
• Aquela que desempenha funções de interesse público, sobretudo na política ou na administração de um Estado ou de um país (ex.: como mulher pública, a vereadora defendeu sempre os interesses da população que a elegeu).
• [Antigo, Depreciativo] Meretriz, prostituta.

Palavras relacionadas: mulherzinha, mulherinha, feminino, mulheraça, mulheril, supermulher, mulherada.