Ser uma pessoa organizada e disciplinada pode valer mais quatro anos de vida, sugere um estudo realizado na Universidade da Califórnia.

A pesquisa, divulgada pela edição online da BBC, refere que estas características psicológicas são tão importantes para a saúde como aspectos médicos e sociais.

«As pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação à sua saúde, arriscam-se menos e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis», disse à BBC o psicólogo Howard Friedman, um dos autores do estudo.

«Muitos desses indivíduos também têm uma predisposição biológica para serem saudáveis», acrescentou. Da mesma forma, as pessoas disciplinadas também tendem a ser mais felizes e a consumir menos álcool e drogas.

Os investigadores analisaram dados de 20 pesquisas sobre pessoas conscienciosas que incluíam informação de cerca de nove mil voluntários.

Os cientistas examinaram três características em particular: o auto-controle, a organização e a diligência, e descobriram que os dois últimos aspectos são os mais ligados à longevidade.

Entre outras características consideradas saudáveis pelos analistas estão o perfeccionismo, a confiança, a determinação, a competência e a obediência.

O estudo foi publicado na revista da Associação Americana de Psicologia.

12 de Janeiro de 2009

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.