A Parfois apostou na abertura de lojas na Venezuela e Colômbia, no âmbito de um plano de expansão da marca portuguesa de acessórios de moda, tornando-se a primeira marca portuguesa a abrir lojas nestes países.
A aposta na América Central surge na sequência dos estudos de mercado e da execução de um plano de expansão na zona. O Brasil é um mercado que está na mira da marca, mas que por enquanto ainda não tem data prevista de abertura, pois segundo o diretor executivo da Parfois, Sérgio Marques, ainda estão a estudar e conhecer potenciais parceiros. No plano desenhado para 2012, Espanha é o principal foco de atenção, pois é um mercado em forte crescimento, sendo, depois de Portugal e juntamente com a Arábia Saudita o país com maior número de vendas.
A Parfois recorde-se, no ano passado abriu cerca de 60 lojas, 50 das quais fora de Portugal, o que veio a traduzir-se num aumento de 25% no volume de negócios da empresa. Para este ano a marca tem previsto abrir ainda cerca de 80 a 90 lojas, em países como Panamá, República Dominicana e Montenegro.
O diretor executivo ressalva que esta é uma marca que tem tido um forte crescimento, pois em 1994, ano em que a marca nasceu e apenas tinha uma loja, tinha uma equipa muito pequena, mas neste momento já conta com mais de 300 lojas e 1.100 pessoas na equipa. Segundo o responsável o segredo é melhorar a oferta ao cliente nos vários níveis, a começar no produto e passando pela qualidade do espaço de venda, atendimento e comunicação, sem nunca esquecer os preços justos. Neste momento a marca compete com os grandes players internacionais, de igual para igual, nos mercados mais exigentes.
A Parfois é uma marca que cria produtos específicos para cada país: “Mais do que cada país, temos zonas que necessitam de algum produto específico, nomeadamente as zonas com temperaturas mais baixas (Europa de Leste), em que o inverno começa mais cedo e é mais rigoroso, em que temos que ter uma oferta mais forte de artigos quentes ao nível do calçado e dos acessórios têxteis (cachecóis, gorros, etc). O outro grande grupo é o do Médio Oriente, pois tem temperaturas altas todo o ano, e tem a particularidade de ter a época alta de vendas (o Ramadão, que terminou no passado domingo) no arranque da colecção de outono / inverno, o que obriga a ter uma variedade maior de alguns produtos lá, comparando com os restantes mercados”, ressalva Sérgio Ramos.
Uma das novas apostas tem sido a loja online, que mais do que um canal de vendas é um canal de comunicação para os clientes, assim como a página do facebook que conta com cerca de 192.000 fãs.
22 de agosto de 2012
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