Os filmes, realizadores, atores e atrizes, técnicos, músicos e argumentistas nomeados para a 84.ª edição dos prémios de cinema Óscares são conhecidos hoje em Los Angeles, Califórnia.

A partir das 13:30, hora de Lisboa, serão divulgados os nomeados de 24 categorias, entre elas melhor filme, realização, ator e atriz, argumento original e adaptado, melhor filme estrangeiro, animação, fotografia, guarda-roupa e documentário.

A avaliar pelo rasto de prémios que tem recolhido, o filme mudo a preto e branco francês "O Artista", de Michel Hazanavicius, poderá ser um dos mais nomeados.

O filme conquistou este mês o Globo de Ouro de melhor filme de comédia ou musical, o de melhor ator, para o francês Jean Dujardin, e o de melhor banda sonora. Com fortes possibilidades de arrecadar o óscar, seguem também "Os descendentes", de Alexander Payne, com George Clooney, Globo de Ouro de melhor filme e de ator de drama. Meryl Streep poderá ser novamente nomeada pelo protagonismo em "The Lady", filme sobre a primeira-ministra Margareth Thatcher, assim como Clonney, por conta de "Os descendentes".

O documentário "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, foi escolhido por Portugal como candidato a uma nomeação para melhor filme estrangeiro, mas ficou de fora da pré-seleção dos finalistas.

A canção "Já não estar", interpretada por Camané neste filme, foi pré-selecionada para o Óscar de "melhor canção original", ao lado de 38 vindas de outros filmes.

Woody Allen, Martin Scorsese e Terrence Malick são nomes de realizadores falados nas últimas semanas como fortes candidatos a nomeações.

A cerimónia dos Óscares decorrerá a 26 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles.

24 de janeiro de 2012

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.