Portugal é o terceiro país da Europa que exporta mais calçado e o sétimo a nível mundial. Há 1.350 empresas no mercado português e mais de 42 mil portugueses no negócio dos sapatos.
As marcas Luís Onofre, Fly London, Pablo Fuster e Ferre são casos de sucesso.
Luís Onofre começou a sua carreira em 1993, data em que ganhou o prémio de melhor designer pela revista italiana ‘ARS SUTORIA’. Desenvolveu coleções para marcas estrangeiras como Kenzo e Cacharel. Em 1999 cria a linha de sapatos Luís Onofre e desde aí que tem participado em vários certames de moda como o Portugal Fashion e apresentações em Paris, Madrid e Barcelona. A princesa Letizia de Espanha foi calçada pelo designer nas suas três primeiras apresentações oficiais, o que causou um grande boom na procura dos sapatos com a marca Luís Onofre. O designer português prepara-se agora para dar os primeiros passos no Brasil, aproveitando o aumento do poder de compra e a grande procura de artigos de luxo para dar força à sua marca.
A Fly London é outro caso de sucesso, e desengane-se se pensa que esta é uma marca britânica. Os sapatos da Fly London estão à venda por todo o mundo, em mais de 50 países. Tudo é feito por portugueses que estão a acrescentar valor ao produto e, por isso, não só sobrevivem como têm cada vez mais sucesso. Manter redes de distribuição próprias sai muito caro, pelo que as parcerias são uma boa alternativa. É o caso do Grupo Kyaia, grupo da Fly London, que se juntou na área da distribuição em mercados difíceis como Espanha, Dinamarca, França, Luxemburgo e Alemanha.
Ante a surpresa de muitos portugueses, os sapatos Pablo Fuster são exclusivamente concebidos por portugueses. Nasceram de uma parceria entre um estilista espanhol, Ramón Fuster, e Joaquim Silva, o presidente da empresa Silva & Fontela, detentora da marca.
Muitos desconhecem a marca Ferre, da empresa portuguesa Ferreira Avelar e Irmão, de Santa Maria da Feira, mas na última gala dos óscares havia pelo menos 18 famosos a calçar sapatos portugueses da Ferre. Os sapatos da Ferreira Avelar pisaram Hollywood por intermédio de um familiar dos donos da empresa de Santa Maria da Feira, emigrado nos EUA, a trabalhar nos Universal Studios, que apresentou os sapatos nacionais a atores, realizadores e produtores. "Recebemos um e-mail a perguntar se podíamos fazer 18 pares de sapatos a tempo da entrega dos Óscares", revelou à Lusa Rúben Avelar, responsável comercial da empresa. Cerca de 98% da produção da Ferreira Avelar destina-se aos mercados externos, com destaque para a França, Alemanha, Holanda, Espanha e Itália, Rússia, China, Líbano e Japão.
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