Dia 9 de fevereiro é celebrado o Dia da Internet Segura e para o ajudar a fazer as suas compras online em segurança, deixamos-lhe algumas regras que deve seguir na hora de fazer o click final.

O número de pessoas que se rendem às compras online é cada vez maior, bem como o número de lojas e sites disponíveis. No entanto, nem todos eles são fidedignos por isso deve ter sempre cuidado antes de encomendar seja o que for.
Veja então as nossas regras:

Regra Nº1- Pesquisar sobre a loja ou marca:
A primeira regra é pesquisar em motores de pesquisa sobre o site, a loja online ou a marca em questão. As redes sociais também ajudam para pesquisar sobre a fiabilidade do site e saber os comentários e reviews de outros consumidores.

Regra Nº2 – Análise do site e políticas:
Depois de saber o feedback de outros clientes sobre o site, deve analisar a sua segurança e as políticas. Convém que este tenha um certificado digital de segurança facilmente identificado com um cadeado na barra de endereço.

Já em relação às políticas de envio, condições, prazos de entregas, devoluções, métodos de pagamento e políticas de privacidade, estas tem que estar obrigatoriamente discriminadas para análise.

É importante também verificar os contactos disponíveis, telefone, email, endereço fiscal e morada, para que caso tenha alguma dúvida ou problema saber com quem deve contactar.

Regra Nº 3 – Análise do produto e do preço:
Assim que começar a pesquisar e a procurar o produto que quer comprar, analise-o através das imagens, da descrição detalhada do mesmo, o tipo de material, normas de lavagem, tamanhos e medidas disponíveis, entre outros. Já há site com acesso a vídeos onde consegue analisar em detalhe o produto. Se este não tiver informações acessíveis deve questionar a credibilidade do site.
Em relação ao preço compare sempre antes de comprar e se for demasiado baixo deve desconfiar porque poderá ser uma falsificação.

Regra Nº 4 – Origem e compras internacionais:
É muito importante saber o país de origem do site, para evitar que a sua encomenda fique retida na alfândega, e evitar também prazos de envio muito alargados. Se a encomenda estiver a demorar mais do que o previsto deve alertar o site e estar sempre a par do processo de envio da encomenda.

Regra Nº 5 – Compra e pagamento:
Uma das opções mais seguras é o serviço de pagamento por PayPal, no qual não tem que colocar os dados do seu cartão. No entanto, há outros serviços seguros como os pagamentos por multibanco ou o MBNET.

Evite a qualquer custo fazer compras através de computadores públicos, e confirme as atualizações e o antivírus do seu computador pessoal.

Há sites que guardam as informações do seu cartão para facilitar compras futuras, no entanto, se alguém entrar com o seu login pode fazer compras em seu nome. Apague sempre todas as informações automáticas para evitar roubos.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.