Vai ter início no mês de Abril o primeiro estudo epidemiológico de avaliação da pele em Portugal sob a iniciativa da marca de cuidados de beleza L’Oréal Paris.

O estudo denominado “Censos da Pele – Na pele das mulheres portuguesas”vai abranger uma amostra representativa da população feminina, contemplando cerca de 2400 mulheres residentes em Portugal Continental, com idades entre os 18 e os 70 anos.

Este estudo permitirá conhecer não só o tipo de pele ou o que caracteriza o seu envelhecimento, mas também os hábitos das portuguesas e contextualizar esta informação com dados demográficos, geográficos e socioeconómicos.

Margarida Condado, directora de Marketing L’Oréal Paris em Portugal explica melhor o conceito: “Conhecemos a rotina das mulheres portuguesas nos cuidados da pele. Porque para cada uma de nós a pele é muito importante, a L’Oréal Paris em Portugal quer ir mais longe e conhecer de forma profunda a pele das mulheres portuguesas, bem como permitir-lhes que elas próprias a conheçam. Pode haver uma diferença entre a perceção que cada mulher tem em relação à sua pele e o resultado de uma avaliação feita por um técnico”.

O estudo está a cargo de uma empresa de consultoria científica com experiência na realização de estudos clínicos de abordagem domiciliária, a Keypoint, e o trabalho de campo, que se estenderá de Abril a Junho, será realizado por técnicos de saúde devidamente formados e certificados.

´

Foram selecionados de forma aleatória concelhos das 5 regiões de Portugal Continental que permitirão refletir, caso existam, as diferenças regionais, nomeadamente entre zonas mais urbanas e rurais, zonas mais interiores versus zonas litorais. Os concelhos e cidades serão: Norte - Bragança, Chaves, Braga, Matosinhos, Porto, Penafiel; Centro - Aveiro, Coimbra, Pombal, Leiria, Castelo Branco, Proença-a-Nova; Lisboa e Vale do Tejo - Abrantes, Peniche, Óbidos, Arruda dos Vinhos, Alcochete, Lisboa, Oeiras; Alentejo - Évora e Beja; Algarve - Faro.

A divulgação dos resultados está prevista para Setembro.

26 de março de 2012