A lista completa com os 45 mais ricos de Portugal, que será publicada na edição de julho/agosto da revista Forbes, corresponde a uma fortuna agregada superior a 24 mil milhões de euros, cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB), adianta a revista em comunicado à imprensa.

Na sua maioria, os 45 mais ricos do país são homens com mais de 60 anos, mas a lista inclui também cinco mulheres, uma delas a liderar o 'ranking' da Forbes: Maria Fernanda Amorim & família, com uma fortuna avaliada em 4.502 milhões de euros.

10 características que fazem de nós pessoas mais inteligentes (ou não)
10 características que fazem de nós pessoas mais inteligentes (ou não)
Ver artigo

O segundo mais rico do país

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins e Walk’in Clinics, surge em segundo lugar com 3.419 milhões de euros.

O terceiro empresário mais rico de Portugal é Vítor Manuel da Silva Ribeiro, cujos principais ativos são a Alves Ribeiro Construção, o Banco Invest e a Mundicenter, proprietária e responsável pela gestão de oito centros comerciais, entre os quais o Amoreiras Shopping Center, em Lisboa.

Vasco de Mello, presidente do grupo José de Mello, que detém a José de Mello Saúde e a Brisa, é o quarto da lista da Forbes Portugal, com uma fortuna de 1.179 milhões de euros.

Segue-se Pedro Mendonça de Queiroz Pereira, dono do grupo industrial da pasta e do papel Semapa, e do Hotel Ritz, com uma fortuna avaliada em 1.129 milhões de euros.

Em sexto lugar estão Manuel Violas e Rita Violas e Sá, com 889 milhões de euros, cujos principais ativos são o grupo Super Bock e a sociedade de investimentos turísticos Solverde.

Luís Vicente, que tem entre os seus ativos a Refriango e o grupo Luis Vicente, é o oitavo mais rico de Portugal, com uma fortuna de 822 milhões de euros.

Em nono lugar, com uma fortuna avaliada em 689 milhões de euros, surge o dono da plataforma eletrónica de moda Farfetch, José Neves, seguido do empresário Fernando Jorge Pinho Teixeira, do grupo Ferpinta (setor de metalurgia e metalomecânica), com 612 milhões de euros.

Há desconhecidos na lista

Esta é a primeira vez que a Forbes Portugal publica a lista dos principais milionários do país.

Da lista completa dos 45 mais ricos de Portugal fazem parte “empreendedores, investidores e empresários de vários ramos de atividades”, lê-se no comunicado à imprensa.

Integram ainda a lista de milionários o empresário de futebol dono da Gestifute - Gestão de Carreira de Profissionais Desportivos, Jorge Mendes, com uma fortuna avaliada em 157 milhões de euros, não sendo para já revelada a posição ocupada pelo empresário.

O menos conhecido do grande público que integra a lista é António Alexandrino de Oliveira Daniel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.