O mundo avança a uma velocidade incrível e felizmente há projetos e invenções que, para além de nos deixarem boquiabertos, são uma mais-valia para o dia a dia e para tornar o ambiente que nos rodeia mais sustentável, seguro e funcional.

O painel solar já não é propriamente uma novidade. É um dispositivo utilizado para converter a energia da luz solar em energia elétrica. No entanto, é mais habitual ver-se nos telhados do que propriamente numa rua. Sim, é verdade! Ruas feitas de painéis solares já começam a florescer e a esperança é que abram caminho para uma forma inovadora de criar energia. A sua cobertura de resina à base de silício aguenta o peso de grandes plataformas e geram eletricidade suficiente para manter em funcionamento as luzes da rua.

A empresa Open Bionics é a responsável por esta deslumbrante novidade! Estas mãos biónicas vão por certo agradar bem mais às crianças, que infelizmente necessitam por questões médicas, uma vez que são inspiradas nos seus heróis preferidos. A Walt Disney Company doa o tempo das suas equipas criativas, bem como a isenção de royalties pelo licenciamento. Preveem-se outros heróis para breve!

Para além de serem uma decoração extraordinária, os seus efeitos são altamente eficazes. Processam metais pesados, filtram os gases nocivos, retêm as poeiras e são uma excelente fonte de oxigénio.

'Make it simple, stupid' é o princípio aqui utilizado. Ainda que queira dizer 'mantenha simples, estúpido', é um princípio que valoriza a simplicidade de um projeto e que descarta alguma complexidade desnecessária. O Safety Truck da Samsung é nada mais nada menos que um camião que transmite na retaguarda – em vídeo – as sequências da parte dianteira, ou seja, o camião tem instaladas 4 telas na retaguarda que permite ver aos condutores que seguem atrás, o que se está a passar à frente.

Imagine uma vassoura gigante capaz de limpar o oceano... vigas e plataformas flutuantes são o que compõem este dispositivo capaz de retirar o lixo dos oceanos. Para além disto, em vez de se gastarem mais recursos no processo, o dispositivo anda, literalmente, ao sabor da maré. Aproveita as correntes marítimas e os ventos para andar a circular e prevê-se que em 5 anos seja capaz de remover até 42% do lixo presente no Pacífico Norte.

Alguns automóveis já se estacionam sozinhos, o que para muita gente é formidável. Mas reinventar a roda é qualquer coisa de inacreditável! A Goodyear engendrou um pneu esférico que permite aos automóveis movimentarem-se em diferentes direções: esquerda, direita, velocidade e ângulo diferente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.