Pelo quarto ano consecutivo, a Apple e a Google situam-se nos dois primeiros lugares da lista elaborada pela Interbrand. A Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o top 10.
A Dior e Tesla entram na classificação das Best Global Brands pela primeira vez, ocupando, respetivamente, as posições 89 e 100, revelou em comunicado a consultora especializada em marcas.
Segundo o 17º estudo "Best Global Brands", que tem como objetivo medir o valor das marcas, o Facebook e a Amazon registraram o maior avanço em termos de valorização - 48% e 33%, respectivamente -, seguidas de Lego, Nissan e Adobe.
A nível de setores, que fica a ganhar é o automóvel que está representado por 15 marcas, que correspondem a 14,28% do valor total do ranking com a Toyota, Mercedes-Benz e BMW na liderança.
A distribuição, representada pela Amazon, Ikea e eBay, é o setor que regista o maior crescimento (+18,8%). Atrás situam-se as marcas desportivas e de luxo, com um crescimento médio de 10%.
O ranking, que não tem representação latino-americana, destaca duas marcas espanholas: a Zara, em 27ª lugar e cujo valor aumentou 19% em relação a 2015, e o Santander.
No total, as 100 marcas mais valiosas do mundo valem 1,8 trilião de dólares, o que representa um aumento de 4,8% face ao ranking de 2015.
Para estabelecer esta classificação, a Interbrand baseia-se em três critérios: o resultado financeiro dos produtos e serviços vendidos sob a marca estudada, o papel da marca e sua influência na escolha do consumidor e, finalmente, a força da marca, ou seja, a sua capacidade emcr iar uma vantagem competitiva e garantir as receitas futuras da empresa.
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