A efeméride, comemorada a 29 de abril, sob iniciativa do Comité Internacional da Dança e da UNESCO em 1982, celebra agora 30 anos.

Criada em homenagem ao mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). - a sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima – a data tem sido celebrada das mais variadas formas em todo o mundo.

Precisamente neste dia urge o alerta sobre a carreira das bailarinas que, em tempo de crise, assumem uma fragilidade maior.

O Sapo Mulher falou com duas gerações diferentes de profissionais, no sentido de apurar qual o futuro para a sua profissão.

A Sofia Araújo, jovem que quer enveredar pelo hip hop, mas que já se apercebeu das dificuldades do mercado, razão pela qual sugere “a criação de um sindicado para salvaguardar os interesses da atividade” e a Filipa Rola, ex-bailarina principal do Comité de Bailado Nacional que assume agora a coordenação artística na mesma organização e que testemunha otimismo face ao futuro, “apesar de exigir muito trabalho e esforço”.

27 de Abril de 2012

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.