Para desenvolver uma startup é preciso muito mais do que uma boa ideia. O processo de criar uma solução inovadora envolve estudar o mercado e resolver o problema de um determinado nicho (público).

O caminho normal de uma startup segue os seguintes passos: identificar um problema, criar um protótipo e depois conseguir um investimento inicial para lançar a solução e escalar os serviços da empresa.

A solução geralmente vem em forma de tecnologia e conteúdo, como aplicações e sistemas. Durante esta trajetória, é sabido que apenas 1 em cada 6 startups no mundo conseguem alcançar sucesso, 5 desaparecem ainda no decorrer do primeiro ano.

Com o objetivo de dar a volta a esta estatística, seguindo um movimento inverso ao habitual, os empresários brasileiros Daniela Vianna e Guilherme Verri, empreendedores natos, inovaram na própria estratégia de lançamento da empresa.

De forma bastante ousada, a dupla não começou pelo desenvolvimento de um aplicação, seguido pela procura de um investidor - como seria de esperar neste ecossistema -, ao invés disso, lançaram a Ephemeris Co como uma loja de e-commerce, que na primeira semana já entregava mundialmente um produto tangível, produzido mediante a procura.

O mercado? O de astrologia, um dos que mais cresce no Brasil e no mundo.

Daniela Vianna, CEO e co-fundadora, conta que o primeiro passo rumo ao que se tornou uma startup milionária, não foi identificar o problema mas sim o mercado e a partir daí oferecer um produto para aquele mercado, analisando como ele reage, compra e funciona. E só então, a partir deste entendimento granular (e remunerado), expandir para a oferta de conteúdos e serviços, que têm o processo de desenvolvimento mais dispendioso e demorado.

A estratégia funcionou. Impressionantemente, em menos de seis meses, a empresa que até então se auto financiou, recebeu aporte de investidores e já fatura mais de 1 milhão de dólares por ano.

"O nosso sucesso como e-commerce permitiu-nos a criação de uma base fiel de consumidores de produtos que agora passam a ser também consumidores de conteúdo, via aplicação e assinaturas online. O que nós fizemos, com sucesso, foi o caminho inverso, ao invés de começar com um aplicação, começamos com o produto tangível - isso permitiu-nos não só nos auto financiar como também, paradoxalmente, nos tornou muito atrativos aos olhos de investidores, acelerando os nossos planos como startup".

"Com a marca consolidada e um fluxo de rendimento saudável, passamos agora a desenvolver outras tecnologias para as duas pontas do mercado, os amantes da Astrologia e os Astrólogos, fazendo também o link entre elas, capacitando aqueles que se querem tornar astrólogos, tarólogos, e numerólogos, em geral, com a aplicação, cursos, comunidades e sessões específicas", aponta Daniela.

A Ephemeris hoje possui três linhas de produtos disponíveis no seu site (www.ephemeris.co): colares, pulseiras e posters customizados com o mapa astral do cliente, acompanhados por relatórios completos e aprofundados contendo a interpretação do mapa, lunação e os movimentos planetários ocorridos no dia do nascimento.

Atualmente a empresa entrega cerca de 1500 unidades mensais, distribuídas pelo mundo inteiro. A tecnologia é brasileira e a produção é toda feita nos Estados Unidos.

Mas o objetivo dos sócios é ir mais além. Em dezembro deste ano a empresa lança uma caixa mensal disponível para assinantes, contendo produtos selecionados para ajudar no alinhamento com os movimentos astronómicos daquele mês.

A partir de janeiro já será possível fazer parte da assinatura online, recebendo meditações, guias personalizados e conteúdos via email e aplicação. Com esta "bagagem" e força de vontade, o futuro já está traçado.

Daniela Vianna é empresária, empreendedora e estratega de Marketing. O seu caminho para o sucesso começou com o envolvimento precoce no mundo das startups em 2012.

Pelo caminho recebeu prémios importantes durante competições de negócios, como o primeiro lugar na Batalha de Startups e no Startup Weekend, que a levaram a tornar-se mentora da americana TechStars.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.