A Universidade Paris-Sorbonne, em França, decidiu analisar se as fotografias que os potenciais candidatos escolhem para o seu CV são determinantes durante processo de recrutamento.

Desta forma o investigador encarregue deste estudo elaborou dois currículos para a mesma candidata mas com fotografias diferentes: num a candidata tinha um look conservador enquanto no outro um look mais revelador.

Em seguida respondeu a 200 ofertas de emprego na área de vendas e área de contabilidade enviando os dois CV's diferentes. Após contabilizarem as repostas obtidas, os investigadores concluíram que o look provocante foi o grande vencedor, recebendo 62 propostas de entrevistas para vendas e 68 para contabilidade.

“Os nossos resultados mostraram uma tendência interessante sendo que os vestidos decotados influenciaram a escolha dos recrutadores, mesmo em cargos de contabilidade”, afirmou Sevag Kertechian, responsável por esta pesquisa que foi apresentada numas das maiores conferências sobre imagem corporal, a "Appearance Matters Conference" que teve lugar no Reino Unido.

“Estes resultados, apesar de chocantes e negativos, não foram uma surpresa. Mostram que precisamos de investigar mais sobre este tema”, conclui.