Este ano 96,1% dos entrevistados do inquérito da Hotéis.com indicaram que fazem férias em Portugal, o que representa um aumento de 2,8% relativamente às informações de 2009.
Esta resposta é particularmente sentida junto do grupo dos 35 aos 44 anos, no qual 100% dos inquiridos indicou que costuma passar férias em Portugal.
Relativamente às razões invocadas para passar no país, o facto de ser económico continua a ser o principal (29,9%).
No entanto, detectou-se um decréscimo significativo no número de inquiridos que referem esta razão, menos 8% do que em 2009. Outras razões prendem-se com a vontade de conhecer melhor o país (21,8%), e também com a beleza dos lugares (12,8%), resposta que apresentou uma subida de 3,5 pontos percentuais relativamente aos resultados da mesma pergunta em 2009.
Curiosamente, surge em 2010 uma resposta que não havia sido referida antes: a opção de passar férias no território nacional devido à cultura e gastronomia (7%).
Quando colocada a questão de, se gastando o mesmo valor, pelo mesmo período de tempo e iguais condições de alojamento, o entrevistado optaria por passar férias em Portugal ou fora, 59,2% das respostas apontam no sentido de preferir passar férias no estrangeiro, contra apenas 32,2% em Portugal.
Esta preferência é particularmente acentuada no caso das mulheres (64,9%) e dos jovens entre os 25 e os 34 anos (65,5%).
De acordo com Nuno Sales da Ponte, senior market manager da Hotéis.com, “detecta-se uma tendência dos portugueses cada vez forte, não só para passar férias em Portugal, como para o fazer por razões que não as puramente económicas, mas também porque têm interesse em conhecer o país e suas características”.
20 de Julho de 2010
Veja ainda:
Chegou a hora de abrir os cordões à bolsa
Comentários