E se as personagens que nos habituámos a ver nos filmes da Disney fossem de carne e osso, vivessem nos dias de hoje e tivessem que confrontar-se com a realidade social frenética e plena de excessos da atualidade? Esse foi o ponto de partida de José Rodolfo Loaiza Ontiveros, artista visual mexicano especializado em cultura pop, que materializou essa ideia em desenhos.

Nos seus trabalhos, o criativo retrata as personagens que povoaram a nossa infância a adotar comportamentos característicos da presente sociedade, retirando-lhes toda a candura e inocência de outros tempos. Drogas, álcool, distúrbios alimentares, suicídio na adolescência, pedofilia, homossexualidade, violência doméstica e condutas sexuais abusivas são alguns desses exemplos.

Os desenhos de José Rodolfo Loaiza Ontiveros mostram um novo contexto de vulnerabilidade social que revela o lado mais sombrio da sociedade contemporânea. Uma forma polémica e plena de humor negro que o artista encontrou para demonstrar como algumas situações de fragilidade podem alterar o comportamento de qualquer um, até de personagens de contos de fadas.

Texto: Eva Falcão