Já algum dia imaginou como seria ir trabalhar, buscar os seus filhos à escola ou até mesmo ir às compras completamente descalço? Pode parecer difícil de imaginar, mas a verdade é que esta é uma realidade para cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.
Foi a pensar nas desigualdades sociais e de forma a promover uma maior consciencialização para este problema que nasceu a marca de calçado TOMS. Tudo começou após Blake Mycoskie, o fundador da empresa, ter viajado até a Argentina e ter sido confrontado com esta realidade que tem impatos sérios na sua saúde e educação. Decidido a ajudar centenas de crianças e jovens que andavam pelas ruas descalços, Mycoskie decidiu adotar um modelo de negócio para sua empresa de calçado onde pudesse retribuir e ajudar quem mais precisa. Assim nasceu o conceito ‘one for one’, onde por cada par de sapatos TOMS vendidos, outros serão doados a uma pessoa desfavorecida.
Desde 2006 que a TOMS promove o ‘Dia Sem Sapatos’ (One Day Without Shoes Day), uma iniciativa solidária onde todos os anos a marca americana desafia os seus clientes a fotografarem os seus pés sem sapatos (ou com os seus TOMS) e colocarem a imagem nas redes sociais com o hastag #withoutshoes. Desta forma estarão a ajudar a marca a entregar 100 mil pares de sapatos novos a milhares de crianças pelo mundo fora.
Atualmente a TOMS, que trabalha com mais de 70 países e 100 parceiros, já doou mais de 50 milhões pares de sapatos a crianças desfavorecidas.
A comemoração do ‘Dia Sem Sapatos’ conta neste momento com a adesão de 50 países, como é o caso de Portugal que nos últimos anos tem assinalado a data com diversas iniciativas pelo país fora. O mais comum é a organização de marchas onde os participantes são desafiados a tirarem os sapatos e andarem pelas ruas completamente descalços. Para além disso também são feitas doações de sapatos antigos que posteriormente serão enviados para os mais necessitados.
Um dia solidário que tem como objetivo pôr as pessoas a pensar sobre este assunto e agir em prol do outro.
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