Numa altura em que nos é pedido para consumir produtos nacionais mostramos o que de melhor há no nosso país: um caso de sucesso internacional que nos deixa orgulhosos.

A Ach. Brito Cosmética é uma empresa portuguesa dedicada ao fabrico de sabonetes e perfumes. A empresa foi fundada no Porto em 1887 por dois alemães radicados em Portugal, Ferdinand Claus e Georges Schweder. Mais tarde, Aquiles de Brito (Achilles de Brito na grafia da época) adquiriu a empresa, alterando o nome para Ach. Brito &. C.ª Ld.ª em 1918.

A empresa sobreviveu à abertura de economia portuguesa e à invasão das marcas internacionais, em grande parte porque optou por linhas de produtos de alta gama dirigidos ao mercado externo, seguindo processos de produção tradicionais e inteiramente manuais. Estes produtos acabaram por surgir sob a marca Claus Porto. A qualidade dos produtos e as coloridas embalagens conferem-lhe sofisticação, embora os seus sabonetes e caixas sejam feitos manualmente e seguindo antigas tradições. Os luxuosos sabonetes da Ach Brito são feitos com óleo natural de coco e de karité, sem ingredientes de origem animal, 100% biodegradáveis e nunca são testados em animais.

Há 10 anos, a Ach Brito exportava 10% do que produzia. Hoje em dia, exporta 50%, do que produz para 40 países, principalmente para os EUA e para a Europa. Continua a ser uma empresa pequena, mas com perspetivas de crescimento.

Kate Moss, Nancy Reagan e Nicolas Cage são alguns nomes que escolheram esta marca. Em 2004, Oprah Winfrey incluiu no seu catálogo de Natal vários produtos da marca Claus Porto. Em 2005, a Ach. Brito foi contratada pela MTV Europe para fornecer os seus produtos Claus Porto aos artistas convidados para a 12.ª edição dos MTV Europe Music Awards, que se realizou em Lisboa.Hoje em dia esta marca pode ser encontrada nos armazéns Harrods, em Londres, nas Galerias Lafayette, em Paris, e na SAKS na 5ª Avenida, em Nova Iorque.