Ninguém garante que pelo facto de trocar alianças irá viver feliz para sempre. A verdade é que o compromisso será sempre sustentado pelo amor, pela vontade da estabilidade e de encontrar no outro o companheiro para a vida, com quem procurar um bem comum.

Por isso, hoje em dia é muito comum os casais viverem juntos sem casar e, com o passar do tempo, decidirem que estão bem assim, tornando-se céticos em relação ao matrimónio, mesmo se inicialmente tivessem dado o passo de se juntar para “experimentar”, conscientes de que a convivência em casal é um dos aspetos mais complicados quando se decide “juntar os trapinhos” com alguém.

5 razões para casar apesar de já viverem juntos
créditos: Mémorelle - Photography&Video

Então, o que faz realmente a diferença? Não são os papéis, não é a festa, não é o vestido de noiva. A diferença está no grau de compromisso que ambos querem ter. E, por isso, tem de ser uma decisão dos dois, pessoal, livre, sincera, verdadeira, sem pressões e sujeição a estereótipos.

E porque esta é uma das decisões mais importantes da sua vida, hoje vamos falar-lhe das razões pelas quais consideramos valioso casar. Passar a sua vida com alguém que ama pode ser a aventura mais incrível. Tome nota!

5 razões para casar apesar de já viverem juntos
créditos: Feel Creations - Wedding Photo & Film

1. Agora é “a sério”

A partir do “Sim, aceito”, a relação torna-se mais séria e ambos sentem o compromisso e a responsabilidade de cuidar do outro, de entregar o coração, sobretudo porque já não pensam apenas em si mesmos, mas também no outro, como a sua maior alegria e felicidade.

2. As palavras ganham importância

As palavras são mais poderosas do que pensamos. Definitivamente, não são passageiras. E dizer “marido” ou “mulher/esposa” terá bem mais peso do que “namorado(a)” ou “companheiro(a)”. Com o casamento aumenta a importância do que significa a sua cara-metade na sua vida.

5 razões para casar apesar de já viverem juntos
créditos: Thrall Photography

3. O peso da legalidade

Nenhuma palavra, por mais sincera que seja, tem a seriedade de um compromisso legal. É a afirmação ao seu amor de que está a encarar a sua relação como algo realmente estável, demonstrando que alcançou maturidade para tomar decisões definitivas na sua vida.

4. A celebração em família

Não será o motivo principal para dizer o “sim, aceito”, mas a verdade é que nenhuma data consegue reunir tantas pessoas importantes num só espaço como o dia do casamento. Um dia em que se partilha com os entes mais queridos um momento marcante e com enorme significado na vida de qualquer relacionamento. Juntos, viverão a alegria deste passo, quer os seus convidados vivam perto ou tenham de se deslocar de longe para o celebrar convosco.

5 razões para casar apesar de já viverem juntos
créditos: Mémorelle - Photography&Video

5. “A minha família é a tua família”

Depois de casarem, a família dele ou dela será também a sua família. Já não serão os “seus sobrinhos”, mas “os vossos sobrinhos”. Passa a existir esse sentido de união, essa pertença que vos fará sentirem-se completos e especiais.

Casar tem um significado muito especial e, como vê, são muitos os seus benefícios. Por isso, vá em frente!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.