Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
Artigo de opinião de Alexandra Monteiro, investigadora do Departamento de Ambiente e Ordenamento e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro.
O mundo desperdiça alimentos. Muitos. Anualmente, 1,3 mil milhões de toneladas de bens aptos ao consumo humano acabam no lixo. Um problema que é global, dos países desenvolvidos e daqueles em vias de desenvolvimento. Nos primeiros desperdiça-se, nos segundos perde-se. No final da cadeia, todos perde
As suspeitas começam a cercar Greta Thunberg, que comoveu o mundo depois de se manifestar diante da Câmara Municipal de Estocolmo em protesto contra as alterações climáticas. Desde os lóbis das energias renováveis até ao livro que a sua mãe, vegana repentina, colocou à venda em apenas sete dias, est
A jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg lamentou hoje que o Presidente dos Estados Unidos se recuse a "ouvir a ciência" e considerou os incêndios da Amazónia como um sinal de que é preciso "parar de destruir a natureza".
Aqueles frascos pequeninos com champô e gel de banho que geralmente os hotéis disponibilizam nas suas casas de banho para os hóspedes têm os dias contados na cadeia Marriot International, que começou a colocar em prática uma das suas políticas para reduzir o desperdício de plástico.
Reduzir a ingestão de carne e aumentar a de legumes, cereais, verduras e frutas de lugares de origens mais próximas pode contribuir para que se queime menos terrenos neste pulmão verde.
A Amazónia é enorme. Mais de sete milhões de quilómetros quadrados. Contudo, não é, em área, a maior floresta do nosso planeta. O título de sua majestade no que respeita a área é entregue a uma soberana que vive a Norte, com mais de 12 milhões de quilómetros quadrados. E sobre ela também pendem amea
Esta floresta abriga diversas espécies de mamíferos, insetos, aves, répteis, dos quais se destacam os elefantes, leões, búfalos, zebras, girafas, gorilas e chimpanzés. Tem cerca de 10 mil plantas diferentes e ajuda a regular o clima e os padrões de chuva no mundo.
Não são "fundamentalistas", mas é 'fora da rede' que vivem Ricardo, Mafalda e o seu filho, Joaquim, numa casa móvel, construída pelo casal, totalmente autónoma, que vive do sol e da chuva.
No Lagar do 25, entre as aldeias de Valongo e Troviscais Cimeiros, a ribeira de Frades tem salgueiros e cheira a erva cidreira. Começou ali um olhar novo sobre técnicas antigas de cuidar dos rios e ribeiras.
A floresta mais importante do planeta, conhecida como o 'pulmão do mundo', está a arder há 18 dias por causa, sobretudo, da deflorestação provocada pelo Homem.
Desde a primeira edição o Wine & Music Valley propõe-se a ser não só um festival de música, gastronomia e vinho, mas também um evento com preocupações ambientais, sociais e económicas. A acessibilidade é outro ponto forte no festival que decorre a 14 e 15 de setembro.
De acordo com um estudo divulgado pela revista Environmental Research Letters, elaborado por investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, estes veículos de mobilidade pessoal podem, afinal, ser menos amigos do meio ambiente.
Música em 10 palcos, cinema, teatro, programação infantil e meia centena de debates compõem a 43.ª edição da Festa do Avante!, a rentrée comunista, na qual são abolidos talheres e pratos de plástico descartáveis.
Sem condições para venda, frutas, legumes, pão e bolos estragados continuam a produzir valor, no município da Amadora, porque deixaram de ser depositados no lixo indiferenciado e passaram a ser reciclados, transformando-se em composto agrícola e em energia elétrica.
A jovem ativista sueca Greta Thunberg descobriu cedo o impacto das mudanças climáticas e conseguiu reunir milhares de pessoas em torno da sua causa, gerando tanto esperança como certas críticas à sua imagem.
A contaminação com microplásticos estendeu-se a toda a Terra e pela primeira vez foram encontradas partículas concentradas em amostras de gelo da Passagem do Noroeste, no Ártico Canadiano, foi esta quarta-feira divulgado.
Uma aplicação de ciência cidadã que permite identificar lixo nas praias portuguesas já tem 23 mil registos, a grande maioria beatas de cigarros e plásticos, informou esta quarta-feira a coordenadora do projeto da Universidade de Coimbra.
A capital italiana está a testar um projeto em que os cidadãos ou turistas podem reciclar garrafas plásticas em troca de bilhetes gratuitos para o sistema de transporte público da cidade.
A poluição atmosférica, especialmente pelo ozono, que está a aumentar devido às alterações climáticas, pode acelerar doenças pulmonares tanto quanto fumar um maço de cigarros por dia, indica um estudo divulgado esta terça-feira.
O presidente da associação ambientalista Quercus, Paulo do Carmo, manifestou hoje a necessidade de ser declarado o estado de emergência climática para o Alentejo, de modo a combater a desertificação naquela zona.
A associação ambientalista Zero defende que os portugueses têm de mudar a sua dieta alimentar, passando a consumir menos carne e peixe, lembrando que os hábitos de consumo e a produção de alimentos têm forte impacto nas alterações climáticas.
Portugal era, em 2017, o quarto país da União Europeia (UE) com população mais exposta a poluição sonora, sendo também, nesse ano, o oitavo Estado-membro entre os 28 com menores taxas de reciclagem de lixo municipal.