A campanha +Ricicli +Viaggi [+Reciclagem +Viagens] aceita garrafas de plástico, que são recolhidas e enviadas para o processo de reciclagem e em troca dá bilhetes para os transportes públicos da Cidade Eterna. Este medida também pode ser parte de uma solução para o problema do lixo da capital italiana, que se acumula mais nas ruas durante o verão.

Os postos de troca estão localizadas em três estações de metro de Roma e cada garrafa vale 0,05 € em crédito. Para fazer uma viagem de 1,50€ [preço de bilhete de metro] terá de recolher 30 garrafas.

“Podemos dizer que somos a primeira grande capital europeia a apresentar esse tipo de inovação”, disse a presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, no lançamento da campanha de reciclagem, acrescentando: "Trata-se de uma máquina que ‘engole’ garrafas plásticas e emite um crédito para comprar passagens de autocarro ou metro. A economia circular é algo fácil de se praticar.”

Quando os utilizadores inserirem garrafas plásticas na máquina, os 'ecobonus' serão creditados nas contas dos usuários das aplicações myCicero e TabNet (usados para compras de bilhetes).

“Será possível recompensar o comportamento responsável do ponto de vista ambiental e fidelizar os clientes que usam a app”, disse a Atac, empresa que administra a rede de transporte público de Roma.

O projeto piloto, que já está em vigor, será executado durante um ano, servindo não só para avaliar os níveis de reciclagem da cidade, mas também os índices de fare-dodging [prática de tentar viajar em transportes públicos sem pagar tarifa].

Atualmente, as máquinas de troca estão localizadas nas estações Cipro (Linha A), Piramide (Linha B) e San Giovanni (Linha C), e o crédito pode ser usado para viagens de metro, comboio ou autocarro. Se a experiência correr bem, a rede será alargada a outras estações de metro.

Sergio Costa, ministro do Ambiente italiano, diz que “o ideal seria consumir menos plástico descartável”, mas que "o programa é uma boa solução quando não há outra alternativa que não comprar uma garrafa de plástico".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.