Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
O ministro português do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, defendeu hoje que a União Europeia (UE) não deve financiar projetos de energia nuclear porque “não é segura, não é sustentável e custa muito dinheiro”.
Portugal juntou-se hoje a outros dez países e territórios numa declaração para acabar com a exploração de gás e petróleo, uma intenção por enquanto limitada, pois só um país com produção significativa, a Dinamarca, definiu um prazo.
As cidades "carbono zero" funcionam inteiramente com energia verde produzida no local: uma utopia que serve de exemplo hoje na luta contra o aquecimento global.
O Papa Francisco pediu à comunidade internacional reunida em Glasgow na cimeira do clima das Nações Unidas (COP26) para não perder esta oportunidade de ação contra as alterações climáticas porque "o tempo esgota-se".
O ministro do Ambiente afirmou que na melhor das hipóteses, os compromissos da cimeira do clima significam um aquecimento global de 1,9 graus até 2100, ainda aquém do objetivo do Acordo de Paris para as alterações climáticas.
O ministro do Ambiente e Ação Climática defendeu hoje que a cimeira do clima da ONU (COP26) só terá sucesso se sair um "livro de regras" completo e mais ambição e ações concretas para aplicar o Acordo de Paris para conter as alterações climáticas.
Um grupo de países e empresas anunciou planos para deixar de produzir automóveis com motores de combustão e dedicar-se aos veículos elétricos até 2040 e, ou mais cedo, em 2035, nos principais mercados, mas Portugal ficou de fora.
Um dos objetivos deste podcast é mostrar como as startups participantes estão a criar soluções inovadoras para resolver problemas sociais e ambientais urgentes.
Os participantes nas negociações climáticas das Nações Unidas estão a avaliar uma primeira versão de uma conclusão da 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), a decorrer em Glasgow, que destaca “alarme e preocupação” sobre o aquecimento global.
O governo dinamarquês anunciou o financiamento de mais de 1,25 mil milhões de coroas (168 milhões de euros) para o estudo e investigação dos alimentos de origem vegetal, como parte de um acordo climático sem precedentes para a alimentação e a agricultura.
Falhar em matéria de alterações climáticas coloca em risco a saúde e segurança de mais de 1,2 mil milhões de jovens, alertam hoje em Glasgow, Reino Unido, responsáveis ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os novos compromissos apresentados pelos países para combater as alterações climáticas levarão a um aquecimento global de 2,7 graus celsius, 2,1 na melhor das hipóteses, indica uma estimativa da ONU hoje divulgada.
O Fundo para os Países Menos Desenvolvidos (FPMD) vai receber 356 milhões de euros, de 12 países doadores, para apoiar a luta contra as alterações climáticas, foi hoje anunciado na cimeira mundial do clima que decorre no Reino Unido.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) rejeitou que esteja previsto o aumento da área de plantação de eucaliptos a nível nacional, na sequência de preocupações manifestadas por associações ambientalistas e de notícias hoje publicadas na imprensa.
Mil milhões de pessoas serão afetadas por uma "combinação fatal de calor e humidade" se as temperaturas até ao final do século subirem 2 ºC em relação aos valores pré-industriais, segundo um estudo publicado hoje pelo Gabinete Meteorológico Britânico.
Mais de 50 países comprometeram-se a baixar as emissões poluentes dos seus sistemas de saúde numa iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS)e da cimeira do clima das Nações Unidas (COP26).
Várias organizações ambientalistas repudiam a intenção do Governo em fazer aumentar os limites máximos das áreas de eucalipto por concelho e exigem a implementação do ajuste à meta máxima de eucaliptal em Portugal inscrita na lei para 2030.
O pódio dos países com melhor desempenho nas políticas de combate às alterações climáticas está vazio, de acordo com um índice divulgado hoje na cimeira do clima das Nações Unidas (COP26), em que Portugal surge no 16.º lugar. a nível mundial.
O combate às alterações climáticas "é uma maratona e não uma corrida", avisou hoje o antigo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, num discurso à margem da 26.ª conferência do clima das Nações Unidas (COP26), em Glasgow.
A Câmara Municipal de Arganil vai avançar com o projeto denominado por Stopcortaderia@Arganil, que visa o controlo da erva-das-pampas, que é uma espécie invasora, por todo o concelho, informou a autarquia.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vai dispor de cerca de 373 mil euros para prevenir e controlar a vespa velutina, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente desta comunidade Jorge Vala.