A ANA – Aeroportos de Portugal anunciou hoje que começam em janeiro obras para a criação de duas saídas rápidas de pista no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que implica o encerramento da infraestrutura entre as 23:30 e as 05:30 até junho.
Numa reação a este anúncio, a Zero entende tratar-se de uma “boa notícia estragada por um erro inadmissível”.
Para os ambientalistas, a indicação do encerramento total do aeroporto naquele período da noite “mostra que é possível ajustar os movimentos e garantir o descanso da população próxima do aeroporto”.
Contudo, a Zero alerta que o impedimento de voos durante parte da noite “irá certamente agravar o número de movimentos no restante período, com um agravamento do incómodo” nessas horas "e, tudo indica, sem respeitar os valores-limite legislados”.
A Zero tem monitorizado o movimento e o nível de ruído no aeroporto de Lisboa. Segundo o comunicado hoje emitido, nas últimas sete madrugadas, da meia-noite às seis da manhã, o número real de movimentos foi 102, apesar de estarem previstos 74 movimentos, entre partidas e chegadas.
Nas contas dos ambientalistas, os 102 movimentos são 11 acima do total de 91 movimentos semanais permitidos.
A Zero tem defendido um período de descanso noturno de seis horas e o respeito pelos valores-limite de ruído legislados.
Quanto às obras anunciadas pela ANA, os ambientalistas entendem que a construção de saídas rápidas aumenta o número possível de movimentos e requer, por isso, avaliação de impacto ambiental.
“É um ato que não deveria acontecer sem avaliação de impacto ambiental, dado o aumento de movimentos que potencia, com consequências ambientais que deveriam ser devidamente avaliadas”, indica a nota da Zero.
Para a associação, a construção de duas saídas rápidas requeria pelo menos um pronunciamento por parte da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a necessidade de um estudo de impacto ambiental.
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