A empresa IHEB Triki criou um pequeno robô que transforma ar em água potável. Com o nome de Kumulus, esta invenção funciona graças ao efeito do orvalho da manhã, recorrendo ainda à energia solar e à captura do ar. Através de um filtro, que o limpa, Kumulus consegue transformá-los em água potável (capaz de fornecer entre 20 a 30 litros por dia.)

O criador deste dispositivo é o designer Zouhair Ben Jannet e este projeto está a ser testado numa escola primária em El Bayadha, na Argélia, em colaboração com o Grupo Orange. O co-fundador da Start Up Franco-Tunecina espera que o Kumulus seja aprovando brevemente para estender a tecnologia no restante país.

Como é que funciona? O ar húmido entra automaticamente no dispositivo através de pequenas aberturas na parte superior e passa pelo filtro, arrefecendo-o numa câmara que condensa a humidade do ar e o converte em orvalho. A água é filtrada novamente, mineralizada e armazenada num depósito de água, que fica pronta para ser consumida ou utilizada.

O dispositivo mostra a quantidade de água disponível no depósito e pode estar ligado a uma aplicação que permite os utilizadores controlarem definições como qualidade da água e quando alterar o filtro.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.