Um estudo recente da Sociedade Ponto Verde revelou que 71% das famílias portuguesas fazem, pelo menos alguma, separação doméstica de embalagens usadas, no entanto, 29% ainda demonstram uma completa resistência a esta ideia.

Mesmo entre separadores, totais e parciais, a falta de espaço ou de um ecoponto doméstico são dois dos principais aspetos negativos apontados a este processo. Quem não o faz, de todo, diz que tal se deve ao facto de este processo dar muito trabalho (71%) ou porque não tem em casa recipientes adequados para o efeito (58%).

Mas este não tem de ser um processo sujo e pouco prático. Nem tem de gastar muito dinheiro num ecoponto doméstico para o fazer. A Sociedade Ponto Verde dá-lhe algumas dicas para facilitar o processo e fazer da reciclagem um hábito de família:

  1. Seja na cozinha, na varanda ou na divisão que considere mais adequada, encontre um cantinho onde possa colocar o seu ecoponto;
  2. Encontre três recipientes que possam funcionar como ecoponto amarelo, azul e verde. Todos iguais ou cada um com o seu feitio, o que importa é que cumpram o propósito. Pode optar por caixas de cartão, de madeira, de plástico, cestos de verga ou até sacos de plástico;
  3. Depois basta forrá-los com um saco de plástico para que eventuais líquidos vertidos não danifiquem o recipiente;
  4. Se quiser, pode personalizar cada um dos ecopontos, não só para os tornar apelativos como também para garantir que todos sabem perfeitamente que ecoponto corresponde a cada material;
  5. Para ter a certeza que ninguém se engana, pode imprimir as regras de separação que estão disponíveis aqui.

Veja alguns exemplos:

 Sociedade Ponto Verde dá-lhe algumas dicas para facilitar o processo e fazer da reciclagem um hábito de família

Fonte: Laura’s Plans

A reciclagem começa em casa: dicas facilitadoras

Fonte: Sunnyday Family

Se preferir uma opção mais simples, pode optar pelos ecobags da Sociedade Ponto Verde. Esteja atento ao nosso Instagram e habilite-se a um num dos passatempos que temos por lá.

A reciclagem começa em casa: dicas facilitadoras

Lembre-se, se por dia, cada português recicla já tantas embalagens como o peso de 62 923 bicicletas ou 681 automóveis, quanto conseguiremos reciclar se todos o começarmos a fazer desde já? 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.