Para que serve o seguro de viagem?

Um seguro de viagem é uma apólice específica com coberturas associadas a situações comuns que acontecem em viagem, mas que podem estragar a aventura.

Estas coberturas podem ser de despesas médicas, danos de bagagem, responsabilidade civil, cancelamento de viagem e outros acidentes.

A verdade é que mesmo nas viagens mais curtas ou até mesmo nacionais, os imprevistos acontecem e com um seguro de viagem consegue ter algum reembolso do prejuízo.

Como posso fazer um seguro de viagem?

Como qualquer outro seguro, poderá subscrever uma apólice e adaptar as coberturas de que necessita, sabendo que quantas mais coberturas tiver, maior será o valor da apólice a pagar.

No entanto, se já tem a viagem pensada e pronta a pagar, antes de fazer o pagamento, saiba três formas de como incluir o seguro de viagem nas suas contas:

1. Seguro do cartão de crédito

Consulte as condições do seu cartão de crédito, pois quando faz um pagamento de viagem com o mesmo, pode estar a acionar um seguro de viagem totalmente gratuito. Assim, não estará a pagar mais, já que a apólice está incluída.

Sugerimos que utilize o cartão de crédito na compra de viagem e antes consulte se as coberturas fazem sentido para o seu caso.

2. Pense num seguro automóvel para assistência em viagem

Se nas suas férias vai utilizar maioritariamente o carro, a melhor forma de prevenir é com o seguro automóvel. Este pode também cobrir despesas médicas e outras em Portugal ou no estrangeiro.

Confirma mais uma vez a apólice do seu seguro automóvel e veja se já tem vantagens asseguradas para as suas férias ao fazer o pagamento do prémio como habitualmente. Sugerimos também que em viagem leve uma cópia ou fotografia da apólice e alguns contactos de emergência.

3. Pode ainda falar com a agência de viagem

Muitas famílias procuram marcar as suas férias através de agências de viagem, que têm programas pré-definidos. Na hora de definir o plano, pergunte se pode contratar um seguro de viagem e quais as apólices que oferece.

Lembre-se que as apólices podem não cobrir situações de repatriamento ou indemnização por bens roubados fora do espaço europeu. Se vai viajar para outro continente, tenha um seguro adequado à sua situação.

Para este verão, lembre-se que um seguro de viagem pode ser uma mais valia para ter umas férias tranquilas e sem problemas. Se tiver de lidar com alguns imprevistos, confira com seguradoras especializadas neste tipo de seguro e escolha as coberturas que melhor se adequam ao seu caso.