Responda primeiro a esta questão…
A primeira questão a que deve responder antes de pensar no que fazer ao seu dinheiro é: estou na disposição de assumir algum risco? Ou quero o capital garantido?

A resposta a esta questão vai ajudá-lo a filtrar um pouco o tipo de produtos onde deverá colocar o seu dinheiro. Se não quer assumir risco, deverá optar apenas pelos produtos de aforro do Estado ou pelos depósitos a prazo que estejam abrangidos pelo fundo de garantia de depósitos.

Quer ganhar mais dinheiro?
Se quiser ganhar mais dinheiro vai ter de “perder o amor ao dinheiro”. Queremos com isto dizer que quem quer ganhar mais tem de estar na disposição de assumir algum risco, risco que deve gerir com cautela e com regras (nomeadamente a diversificação).

E os depósitos promocionais?
Há bancos a prometer taxas de depósito com taxas perto de 3%. Descanse que aqueles que nós conhecemos não são um engodo. São bancos tão legítimos como os outros, seguindo as regras de regulação do Banco de Portugal. E, na sua generalidade, estamos a falar de depósitos a prazo, pelo que deverão estar ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos.

Mas será que estes depósitos valem a pena? Por que motivo devemos considerar mudar de banco apenas para termos mais alguns euros de retorno? Não se esqueça que estes depósitos são de duração muito reduzida (3 a 6 meses) e as taxas publicitadas são taxas anuais. Assim, se estamos a falar de uma taxa de 3% durante um trimestre, falamos de um retorno de 0.75%. é bom? Sim… mas será que compensa todo o trabalho? E depois o que vai fazer ao dinheiro? E vai voltar a fechar a conta?

Conheça sempre os produtos onde investe
Acabamos este artigo alertando para a necessidade de conhecer os produtos onde investe o seu dinheiro. Leia as letras pequenas. Informe-se. Pesquise. Veja se o produto se enquadra bem nos seus objetivos e se tem um fundo de emergência para fazer face a imprevistos. E nunca se esqueça que “quem não arrisca não petisca” e que “não há almoços grátis”.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.