O seguro multirriscos, conhecido como o seguro da casa ou seguro da habitação, oferece várias coberturas que protegem de eventuais danos no imóvel e ainda o recheio da casa.

Como habitualmente num seguro, o capital que fica assegurado é o capital subscrito (este valor deve ser da reconstrução do imóvel). Quando faz obras ou alterações ao edifício, o seu capital seguro deve aumentar, para que todo o edifício esteja protegido. Assim, se reconstruir um edifício que teve um custo de 200 mil euros, mas o seguro atual é apenas para o valor de 150 mil euros, a seguradora será responsável apenas por 75% dos prejuízos causados, pelo que terá de comparticipar os restantes 25%.

Que tipos de coberturas existem?

Quando vai escolher um seguro, deve perceber quais as coberturas que pretende subscrever. Estas ajudam a pagar prejuízos resultantes de eventos, sendo que as mais comuns podem ser incêndios, furtos, inundações, problemas elétricos, catástrofes naturais ou danos de bens móveis. Já sabe também que quanto mais coberturas contratadas, maior será o prémio calculado.

Lembramos ainda que as seguradoras são obrigadas a pagar o custo de reconstrução, mas não os bens do imóvel. Para poder cobrir esse conteúdo, deverá também incluir o recheio.

Como posso ter um seguro mais barato?

Para poder ter um bom seguro sem pagar mais por isso é preciso olhar para as várias propostas de seguradoras e comparar os prémios e também as coberturas associadas.

Contudo, falando do mercado em geral, deixamos três dicas que deve seguir para poder ter um melhor contrato:

1. Geralmente os seguros das entidades bancárias para o crédito habitação são mais caros;

2. Verifique exatamente de que coberturas necessita, pois pode estar a pagar mais por uma cobertura que desconhece;

3. Não concentre todos os seguros numa só mediadora, pois poderá tirar proveito de diferentes produtos de várias entidades. Só o facto de transferir um dos créditos para outras entidades já traz uma poupança significativa mensalmente

Na hora de escolher o seguro para o seu imóvel, utilize uma mediadora independente que trabalhe com várias companhias para poder comparar propostas e escolher a mais vantajosa para si!