Devemos começar por dar atenção à casa de banho, que é a divisão onde se gasta mais água. Coloque um redutor de caudal em todas as torneiras. O redutor é um acessório económico e de fácil instalação. Com este sistema vai poder reduzir o consumo atual até metade. Opte por torneiras com monocomando, onde pode controlar a abertura e o fluxo de água, com um só manípulo. Existem várias torneiras monocomando, com várias especificidades. Escolha aquela que mais se adequa às suas necessidades.

No banho, podemos poupar ainda mais. Opte por uma torneira termoestática, que permite fixar a temperatura da água, evitando o seu desperdício, e escolha um chuveiro com solução eco-stop, que permite fechar o fluxo da água e voltar a abrir, num curto espaço de tempo, mantendo a mesma temperatura e o mesmo caudal. Quanto ao autoclismo, opte por um sistema onde possa controlar a quantidade de água em cada descarga.

Saiba como poupar água e eletricidade

Na cozinha, a segunda divisão onde se gasta mais água, escolha uma torneira monocomando e coloque um redutor de caudal. Quanto aos eletrodomésticos, escolha aqueles que consomem menos água, e não se esqueça, utilize sempre detergentes biodegradáveis.

No jardim, também deve poupar. Analise o tipo de solo e opte por um sistema de rega que seja eficiente e adequado ao espaço. Se puder, decida-se por uma rega automática e enterrada, que é a alternativa mais eficaz. Escolha plantas que necessitem de menos água, e em algumas zonas, opte por pedras para substituir a relva, evitando o gasto excessivo de água.

Quanto à piscina, escolha um desinfetante eficaz que reduza o número de enchimentos. Mantenha a piscina sempre limpa, especialmente no período do ano mais invernoso.

Para poupar energia, em primeiro lugar deve trocar todas as lâmpadas por outras mais económicas, como por exemplo, tecnologia LED. Opte pela solução mais adequada às suas necessidades. Para o exterior, utilize iluminação com carregadores solares, que lhe permitam ter luz onde precisa, sem ter que criar um circuito elétrico.

Escolha sempre eletrodomésticos com a melhor classificação energética, que lhe vão permitir poupar também na conta da eletricidade. Quanto ao aquecimento ou refrigeração, para que seja eficaz, a casa tem de estar corretamente isolada, sobretudo as janelas e as portas.

Saiba como poupar água e eletricidade

Se puder, opte pelas energias renováveis. É a solução ideal para locais mais isolados, permitindo-lhe ficar autonomizado. Este é um sistema de grande durabilidade, resistência e mais económico do que uma ligação à rede elétrica.

Com a Leroy Merlin descubra estas e outras dicas para poupar água e eletricidade, poupando também o nosso planeta. Mãos à obra?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.