O LTV significa na sigla inglesa Loan-To-Value. Em tradução livre seria “o empréstimo Vs o valor” e em português é denominado como Rácio Financeiro ou Garantia.

Como a subida da taxa Euribor pode influenciar as suas prestações mensais
Como a subida da taxa Euribor pode influenciar as suas prestações mensais
Ver artigo

Este valor é um rácio utilizado pelos Bancos para a aprovação de Créditos Habitação e determina a diferença entre o valor financiado e o valor que resulta da avaliação do imóvel.

Isto é, o Banco indica-nos que irá financiar apenas uma parte do valor total de avaliação do imóvel. Atualmente, os LTV’s que os Bancos aprovam variam entre os 70% e os 80%, sendo que há exceções de LTV’s que podem chegar aos 85%.

Porque os Bancos financiam LTV’s maiores?

Vivemos atualmente um ciclo económico positivo. Existem assim algumas razões para as instituições bancárias investirem em realizar mais Créditos Habitação. Estes fatores são a redução da taxa de desemprego, o aumento da liquidez dos Bancos, a melhoria das taxas de incumprimento e a procura de produtos rentáveis e de baixo risco.

O facto de também não estarmos a meio de uma crise económica ajuda na subida do valor das casas. Assim, o valor das garantias dos créditos habitação aumenta e o mercado imobiliário ganha mais liquidez. Isto diz-nos que as famílias portugueses e investidores estão a comprar os imóveis disponíveis no mercado, novos e usados.

Estes dados positivos acabam por aguçar o “apetite” dos Bancos e comercialmente estes apostam mais agressivamente em captar contratos de Créditos Habitação, quer por via de aquisições ou então por transferências de Crédito Habitação de outras instituições bancárias.

Esta operação pode ser rentável aos bancos pois o crédito habitação é um crédito a longo prazo que produz retorno regular e mensal. Através deste crédito, há também a oportunidade de vender aos interessados outros produtos (como cross selling), como seguros de vida, seguros multi-riscos, cartões de crédito, soluções conta ordenado, todos juntos num pacote para a prestação mensal para a compra de habitação.

Sabe o que é o LTV?

Como posso ter um LTV maior e obter mais financiamento para a compra do meu imóvel?

Notamos que para as pessoas que apresentam boas condições em pagar o empréstimo do crédito habitação de forma mensal e regular, alguns bancos concedem aprovações com LTV de 85%. Estes são clientes que apresentam boas contrapartidas, boas taxas de esforço e bons indicadores de risco de crédito.

5 motivos para não comprar um determinado imóvel
5 motivos para não comprar um determinado imóvel
Ver artigo

Com estes pressupostos, e mantendo-se assim nos próximos anos, tanto no mercado imobiliário e nas famílias,  os bancos poderão ter a tendência de aumentar os rácios de financiamento e o spread poderá baixar, pois haverá um enorme interesse em aumentar a carteira de crédito habitação.

Assim, para obter um LTV maior, aconselhamos que na escolha do seu parceiro financeiro para realizar o seu Crédito Habitação ou transferir, procure um especialista que conheça o mercado e que possa ajudar na escolha da melhor opção.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.