As oportunidades e opções são vastas e diversas e por isso mesmo a dificuldade pode surgir na altura da escolha. O que se deve ter em mente, caso seja alguém que aspira ser um empreendedor digital, é que a escolha deve ser algo que tenha a ver com o próprio perfil, com a forma como se familiariza e, de preferência, que já se tenha alguma experiência na área ou assunto. Em suma, como qualquer negócio ou outro aspeto na vida para tudo fluir da melhor maneira... a sua paixão pelo que se propõe a desenvolver!

Por forma a hierarquizar toda a panóplia de ideias é necessário que esclareça alguns pontos para poder chegar a uma conclusão: quais as alternativas que lhe são mais interessantes; qual o tempo que irá ter disponível para se dedicar ao negócio; se for para um full time, tem como garantir os primeiros meses, caso não tenha nenhum retorno financeiro; qual o modelo de negócio no qual já tem experiência e qual a mais apaixonante.
Fique a conhecer algumas das alternativas para depois pesquisar melhor...

E-commerce
Diz respeito a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique transferência de informação através da Internet. Os tipos de negócios são bastante variados, desde sites de retalho destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações. O sucesso do mesmo implica um grande conhecimento de determinado mercado e dos seus consumidores. Poderá alugar uma plataforma e montar a sua loja virtual sem se preocupar com a colaboração de um programador, desde que saiba compreender onde o mercado está e vai atuar.

Gestão de redes sociais
Devido ao boom existente nos últimos anos, as redes sociais tornaram-se um veículo de publicidade e informação extraordinário. Como tal, as empresas sentiram necessidade de tirar partido das mesmas e de terem um papel mais ativo e participativo, mas nem sempre têm capacidade para tal (falta de mão de obra, pessoal não qualificado, entre outras). Se tiver qualificação técnica para tal, é um serviço que pode propor fazer. Hoje em dia já há diversos cursos de formação na área de gestão de redes sociais.

Marketing digital
Atualmente a internet já é considerada a maior fonte de informação do mundo, como tal é uma ferramenta imprescindível à area de marketing. Tudo o que sejam ações de comunicação de uma empresa que utilize internet e dispositivos móveis para divulgação dos seus produtos e/ou serviços dizem respeito ao marketing digital. Caso domine esta técnica porque não criar um site, divulgar o mesmo e disponibilizar o seu serviço de consultoria.

Criar um blog
Se por um lado começa a parecer um mercado saturado, por outro há novidades que aparecem que se tornam verdadeiros casos de sucesso. O segredo neste negócio é saber estruturar o seu conteúdo, definir a sua área de atuação e utilizar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization, que servem para otimizar o site.

Criar um curso online
Se domina uma área, da qual tem bastante experiência e facilidade para ensinar pode criar uma plataforma e estruturar um curso, onde disponibiliza vídeos, documentação, cases studys, etc...

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.