Mas criar um perfil profissional pode não ser muito fácil pois é nos pequenos detalhes que está a chave para o sucesso. Mas se quer conhecer os segredos, nós damos uma ajuda.

Primeiro impacto

Para quem o visita pela primeira vez, o primeiro impacto poderá determinar a permanência ou não na página e o acesso à informação do seu perfil. A fotografia é o que salta à vista pelo que deve apostar numa que reflicta profissionalismo, boa disposição e carácter. Uma foto amadora e desleixada pode causar um mau impacto fazendo com que os possíveis empregadores não o levem a sério. Aposte numa fotografia profissional, com um fundo neutro ou mesmo desfocado e escolha a roupa adequada. O ideal será optar por algo do estilo Business Casual Dress Code já que muitas empresas dos dias de hoje estão a abandonar a cultura do fato seja ele feminino ou masculino.

Bom resumo

Fale sobre si de forma concisa e simples de modo a despertar a atenção de quem passe pelo seu perfil. Este é mais um dos primeiros pontos em que o recrutador se irá brevemente focar antes de avançar para a sua página profissional pelo que deverá tentar ser original, cativante e interessante na descrição.

Competências técnicas

Este será um dos principais pontos-chave na hora de decisão. Deverá perder tempo nesta secção usando todos os recursos e funcionalidades que o LinkedIn oferece e detalhando o máximo possível a descrição da actividade profissional anterior.

Use palavras-chave

Se quer ser encontrado, um bom truque é colocar palavras-chave que apareçam frequentemente nas pesquisas dos recrutadores. Quanto maior a variedade das palavras usadas, maiores as probabilidades de aparecer numa pesquisa. Ao fazer a descrição da sua actividade profissional e competências técnicas, varie o vocabulário e abuse dos sinónimos.

Publique com regularidade

Manter uma presença activa aumenta as hipóteses que reparem si. Publique sobre o seu sector de actividade pois demonstrará interesse e empenho profissional, destacando-se da concorrência.