Antes de responder à questão vamos primeiro consolidar alguns conhecimentos básicos que devemos ter sobre a Consolidação de créditos.

O que é a consolidação de créditos?

A consolidação de créditos é juntar vários créditos apenas num só crédito. Deixa de ter vários créditos a decorrer, com diferentes prestações, para passar a ter apenas um crédito, com uma única prestação.

Que tipo de créditos é possível consolidar?

Existem vários tipos de créditos que podem ser consolidados, mas os créditos que compensam mais consolidar são:

  1. Cartões de créditos
  2. Créditos ao consumo
  3. Linhas de crédito

Compensa sempre consolidar estes créditos, porque possuem taxas de juros muito elevadas e no caso dos cartões de créditos, quando pagamos a prestação mínima estamos praticamente apenas a pagar juros e impostos. Sugerimos que leia o nosso artigo “Crédito Consolidado Sem Hipoteca” para aprofundar este tema.

Posso consolidar créditos com incidentes no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal?

Não é possível consolidar créditos quando possui incidentes no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. Em suma, não é possível conseguir a aprovação de qualquer tipo de crédito com incidentes no banco de Portugal, mesmo que existam consultoras a prometer pré-aprovações online em troca de um valor de análise do processo. Saiba aqui como tirar o nome da lista negra do Banco de Portugal, para depois conseguir consolidar os seus créditos.

Não estou efetivo, posso consolidar créditos?

A estabilidade laboral é um dos critérios fundamentais que são exigidos na consolidação, porque a instituição que vai consolidar os créditos não quer correr o risco do titular do crédito ficar desempregado pela não renovação do contrato de trabalho. Nestes casos, o seguro de proteção ao crédito não pode ser ativado o que pode levar a que o titular entre em incumprimento por falta de capacidade para pagar a prestação do crédito, por estar desempregado. Só é possível fazer o crédito consolidado se estiver efetivo no seu local de trabalho.

Posso consolidar os meus créditos?

Após a consolidação de alguma informação base, sobre a consolidação de créditos, já podemos responder que SIM, é possível consolidar créditos, desde que, tenha pelo menos 2 créditos para consolidar, como um cartão de crédito e uma linha de crédito, não tenha incumprimentos reportados ao banco de Portugal e tem que estar efetivo no seu local de trabalho.

Rui Costa

Reorganiza

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.