Numa entrevista de emprego existem pontos chave que é preciso respeitar, como a pontualidade, a forma de agir e forma de vestir. E não, ao contrário do que se possa pensar, as entrevistas de emprego não são todas iguais. Desta forma, não é conveniente que dê sempre as mesmas respostas pois isso pode prejudicá-lo, mesmo que o seu CV seja perfeito e o seu perfil seja indicado. Leia as nove sugestões de respostas perfeitas que qualquer entrevistador vai gostar:

Porque é que o devo contratar?

Para responder de forma indicada a esta pergunta deve começar por enumerar as suas habilitações principais e justificar em que é que as mesmas se relacionam com o trabalho. De seguida, deve explicar em que é que o trabalho em causa pode contribuir para o seu crescimento enquanto profissional. Deve, ao longo da resposta, dar exemplos do seu dia a dia que comprovem que tem o perfil indicado para o lugar a que se candidata.

Quais as maiores conquistas e derrotas da sua carreira?

Perante esta pergunta deve começar por falar das conquistas. No caso das mesmas terem acontecido no seu anterior local de trabalho, deve explicar quais as funções exatas e qual foi o seu papel e contribuição nessa conquista. Se anteriormente trabalhou sozinho, deve explicar em que consistia o seu trabalho e como é que este se destacava perante os outros. Ao falar das derrotas deve ter algumas precauções e falar apenas de tarefas que correram mal ou por motivos exteriores a si ou porque não tinha habilitações para desempenhar a tarefa. Esta pergunta não se aplica no caso de se estar a candidatar para o primeiro emprego.

O que o levou a sair do seu último emprego?

Ao responder a esta pergunta deve evitar mentir e falar mal do local onde trabalhou anteriormente, pois nunca se sabe com quem estamos a falar. Para responder de forma correta à pergunta deve explicar que a mudança de local de trabalho é importante para o seu crescimento enquanto profissional.

Qual o seu objetivo salarial?

Para uma resposta indicada a esta pergunta é necessário que faça uma pesquisa prévia antes da entrevista, de forma a saber quanto é que recebem os profissionais que ocupam o lugar a que se está a candidatar.

Fale-me um pouco de si!

Ao iniciar a sua resposta deve ter em atenção que o objetivo do entrevistador é, acima de tudo, perceber se o seu perfil se enquadra ou não no que ele procura. Assim, se for relevante contar algo da sua vida pessoal que possa influenciar a sua vida profissional deve fazê-lo.

Quais são as suas maiores qualidades e defeitos?

Ressalvar as qualidades é fácil. No entanto, o mesmo não acontece com os defeitos. Deve sempre apresentar os seus defeitos ao mesmo tempo que apresenta exemplos que demonstrem que está a tentar melhorar. É importante que ao enumerar as qualidades e defeitos, aplique os mesmos a exemplos básicos do dia a dia de forma a mostrar como é que os mesmos são ou não relevantes para a sua candidatura ao cargo.

Tem alguma dúvida que queira que esclareça?

Antes de ir a uma entrevista é importante que pesquise sobre a empresa, o que significa que em principio já não terá nenhuma dúvida relevante. Assim, perante esta pergunta se não tiver nenhuma dúvida, não há necessidade de inventar.

Como é que imagina a sua vida profissional daqui a uns anos?

Para responder de forma objetiva a esta pergunta, deve fugir do cliché e focar-se no seu planeamento estratégico profissional, mostrando assim que é uma pessoa decidida e com objetivos.

Como é que acha que os seus colegas de trabalho o descrevem?

O objetivo desta pergunta é perceber se trabalha bem em grupo ou não. Desta forma, mais importante que explicar que é um bom amigo, é explicar que é uma pessoa organizada que cumpre os timmings e que é isso que faz com que os seus colegas gostem de trabalhar consigo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.