Veja as possíveis causas e corrija os erros que está a cometer que o impedem de encontrar o emprego com que sempre sonhou.

Currículo mal elaborado e igual para todas as empresas

Elaborar um bom currículo pode ser o elemento chave que o ajudará a encontrar emprego. Este deve ser sucinto mas conter todos os elementos importantes tais como a formação académica, experiência profissional e um resumo apelativo.

Mas se envia o mesmo modelo a todas as empresas a que se candidata, já esta a cometer um erro. Tente conhecer um pouco sobre a empresa, adaptando o seu CV às necessidades da mesma. Opte por cartas de apresentação personalizadas e de acordo com a função a que se candidata. Irá demonstrar empenho na sua candidatura, proatividade e dedicação.

Colocar apenas o CV numa base de dados

São vários os sites que fazem a pesquisa de emprego por si. Para isso, basta que coloque o seu CV numa base de dadose espere pela resposta. No entanto, isso poderá não ser suficiente. Terá mais hipóteses caso envie o CV diretamente para empresa recrutadora, personalizando o CV de acordo com a mesma.

Não se prepara para a entrevista

Se já foi a várias entrevistas mas nunca foi selecionado, talvez o problema resida na preparação que faz para as mesmas. Prepare as respostas paras as perguntas típicas nas entrevistas e estude a empresa ,para que possa dar a entender ao recrutador o quão pode contribuir para o seu crescimento caso ingresse a equipa.

Não sabe o que quer

As empresas estão habituadas a analisar currículos e entrevistar centenas de candidatos sabendo detetar uma pessoa indecisa, com pouca ambição ou sem fortes perspetivas de evolução na carreira.

Foque-se numa área em que que gostaria de trabalhar e pesquise as empresas com atividade nesse ramo. Uma vez tomada a decisão, escreva um CV determinado, de forma assertiva, focando-se nas suas perspetivas de progressão e ambições profissionais. Deve saber bem o que quer antes de procurar qualquer tipo de emprego.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.