![Melhorar o desempenho com Feng Shui](/assets/img/blank.png)
Como tal, não nos limitando às regras base de que todos nós já temos uma ideia, como a apresentação, a forma de receber, os procedimentos técnicos, não nos devemos esquecer de que, para além do que é visível, existe um mundo de sensações, de formas de comunicar e de nos relacionarmos que não se vêem mas que se sentem.
Tudo e todos temos e vivemos com a energia vital. A qualidade do nosso trabalho ou serviço depende maioritariamente da qualidade dessa nossa energia. Esta por sua vez depende de diferentes factores que vão desde a nossa alimentação aos nossos pensamentos ou intenções, não sendo menos importante o nosso estado de descanso e tranquilidade, e principlamente o descanso que os colaboradores têm direito durante o dia de trabalho.
É assim importante que o espaço onde os colaboradores de uma empresa repousam por breves minutos seja harmonioso e saudável, respeitando algumas características, que proporcionarão um melhor bem-estar e, como resultado, um melhor desempenho das suas funções.
O Feng Shui pode contribuir para criar esse ambiente ideal. Se tem uma empresa, proporcione este espaço aos seus colaboradores, vai ver que o desempenho melhorará se, por outro lado, é colaborador numa empresa, sugira ao seu chefe as dicas que vamos dar.
Saiba mais na próxima página
O espaço do colaborador
O espaço onde os funcionários ou colaboradores podem descansar entre diferentes tarefas/clientes e retemperar as suas energias, deve ser o mais agradável possível.
-Este espaço de descanso deve ser amplo e bem iluminado, pode e deve ter diferentes ambientes, zona de mesa ou bancada para apoio de refeições, leitura, zona de descanso com umas cadeiras confortáveis e zona de vestiário ou cacifos onde se pode ter o material pessoal.
-A casa de banho deve ter acesso directo por esta zona. Se este espaço não tiver uma janela, nos espaços fechados é sempre bom ter aparelhos que ajudem na reciclagem do ar, sejam os de ionização, ou apenas uma simples fonte com água em movimento.
-Embora na construção de espaços como estes se utilizem materiais laváveis e claros para uma melhor higienização, como mosaico e azulejo e paredes pintadas com tinta acrílica ou muitas vezes brilhante, pelo menos na zona ou cantinho deste espaço destinado ao descanso, devemos ter materiais confortáveis, como: tecidos, cadeiras estofadas, almofadas fofas, um bom tapete, e uma iluminação mais fraca de modo a poder criar um ambiente mais calmo, mais suave e que promove o descanso e a tranquilidade.
-A decoração deve ser a mais simples possível porque se trata de um espaço de trabalho, no entanto, não deve ser fria ou totalmente despida. Todos precisamos de um ambiente mais personalizado.
-Deverá estar presente neste meio pelo menos uma planta viva e os materiais a utilizar devem ser naturais como a madeira, as palhinhas, os tecidos de algodão, linho, e lã.
-As melhores cores serão os verdes e os azuis muito suaves, pois são cores frescas e que promovem o movimento ascendente e assim será mais fácil soltar as energias mais pesadas e regenerar mais depressa.
-Este espaço deve estar organizado, não se pode permitir desarrumação, nem fazer dele um armazém.
Saiba mais na próxima página
Sala de descanso ideal
Diferentes ambientes
- Refeições
- Vestiário
- Zona de descanso
Decoração
- Simples
- Personalizada
Iluminação
- Bem iluminada no geral
- Iluminação fraca na zona de descanso
Materiais
- Claros
- Laváveis
- Confortáveis
- Naturais: madeira, as palhinhas, os tecidos de algodão, linho, lã.
Cores
- Verde suave
- Azul suave
Apontamentos
- Plantas vivas
Melhore o desempenho
- Chegue ao posto de trabalho com alguma antecedência (cerca de meia hora) de modo a estabilizar a sua energia.
- Deixe para trás o rebuliço da rua, dos transportes públicos, dos problemas da família...
- Por exemplo, o espaço onde recebe clientes (sala de reuniões ou outras) deve estar preparado antes destes chegarem.
- Movimente o corpo fazendo alguns exercícios de equilíbrio e mobilização.
Texto: Alexandre Saldanha da Gama, consultor de Feng Shui
Edição: Stela Martins
Agradecimentos: Fluir, consultoria em feng shui
Fotografia: Solverde Spa
Comentários